A cidade do Rio de Janeiro recebeu mais 160 mil e 884 doses da vacina contra a covid-19, com isso, está garantida, nesta segunda-feira (9), a vacinação para quem tem 26 anos, e na terça (10), para quem tem 25 anos. A remessa chegou na noite desse domingo, na Central Estadual de Abastecimento, em Niterói, e foi retirada imediatamente. De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura, nas últimas quatro semanas, apenas 5% das pessoas que se internaram por covid-19 tomaram ao menos uma dose da vacina. Os outros 95% são pessoas que não tomaram nenhuma dose.
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde terminaram na madrugada desta segunda-feira a entrega do imunizante para os 291 postos de vacinação espalhados pela capital. A aplicação das doses começou às 8 horas, mas desde o início da manhã havia filas na maioria dos pontos de vacinação. Também nesta segunda-feira, há repescagem na capital fluminense para pessoas acima de 50 anos, portadores de deficiência, gestantes e mulheres que tiveram bebês até 45 dias.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem de Cristiane Ribeiro, da Rádio Nacional, sobre a retomada da vacinação no Rio, depois do atraso de duas horas, registrado no sábado, e das críticas do prefeito Eduardo Paes à logística do Governo Federal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há previsão que o Ministério da Saúde envie nesta semana novas remessas de vacinas, garantindo, assim, a manutenção do calendário de vacinação, que no próximo sábado prevê imunizar jovens de 21 anos. Seguindo o calendário de uma idade por dia, no sábado (14) será a vez de quem tem 21 anos e, na próxima semana, quem tem 20 anos deve comparecer aos postos na segunda-feira (16), pessoas de 19 anos na terça e as de 18 anos na quarta-feira (18).
A repescagem para quem perdeu o dia reservado para a sua idade só está ocorrendo para quem tem 50 anos ou mais e pessoas com deficiência, além de gestantes e puérperas [mulheres que estão no pós-parto]. Estas pessoas podem comparecer aos postos de vacinação na parte da tarde. A repescagem para todas as idades ocorrerá apenas na semana que vem, de quinta-feira (19) a sábado (21).
No dia 23 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia a imunização contra a covid-19 dos adolescentes de 18 a 12 anos, faixa etária para a qual foi aprovada o uso da vacina da Pfizer.
Ontem, domingo, o prefeito Eduardo Paes anunciou que o Ministério da Saúde garantiu o envio de doses para cumprir o calendário de vacinação previsto para a semana. A SMS ressaltou que o “calendário de vacinação da cidade está condicionado ao cumprimento do cronograma de entregas de vacinas pelo Ministério da Saúde”. De acordo com a pasta, a cidade recebeu e distribuiu 160.884 vacinas durante a madrugada e há previsão de novas remessas para esta semana. No sábado (7), a secretaria informou que fechou a semana com o recorde de 451 mil doses aplicadas no período.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que na noite desse domingo recebeu do Ministério da Saúde 285.460 doses de Pfizer e 129.600 de CoronaVac. Apenas o Rio retirou sua carga no mesmo dia. Os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí estão fazendo suas retiradas nesta manhã. E, para as demais cidades, a entrega será realizada na manhã de terça-feira, dia 10.
No último sábado (7), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro distribuiu 714.440 doses de vacinas contra a covid-19 aos 92 municípios do estado. As doses foram recebidas do Ministério da Saúde na noite de sexta-feira. Segundo a SES, foram distribuídas 174 mil doses do imunizante Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz, para serem aplicadas como primeira dose e 135.440 para a segunda aplicação. Da Pfizer, foram 252.720 para a primeira dose e 57.330 para a segunda.
O lote incluiu ainda 7.700 doses da Janssen, que tem aplicação única. Outras 87.250 doses da Oxford/AstraZeneca foram entregues sem informe técnico do Ministério da Saúde quanto à indicação de uso. Segundo a SES, o estado está com 62% da população imunizada com a primeira dose e 27% com o esquema completo.
Fonte: Com Radioagência Nacional e Agência Brasil