A Olimpíada Carioca de Matemática, (OCM), vai premiar 40 alunos com medalhas e viagens para os Estados Unidos. A competição foi lançada pela Prefeitura do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (11), Dia do Estudante, na Escola Municipal Gonçalves Dias, em São Cristóvão. e envolve quatro graus de conhecimento de estudantes, do segundo ao nono ano do ensino fundamental no município. As provas serão realizadas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
A competição é aberta aos alunos da rede municipal de ensino e, entre outras premiações, vai contemplar 40 estudantes com viagens à Disney e à Agência Espacial Americana (Nasa) além de professores com uma viagem internacional de capacitação.
Durante o discurso de lançamento, o prefeito Eduardo Paes falou cobre a importância da parceria com o Impa.
"Ferreirinha é um exemplo para vocês (alunos). Estudou na rede municipal, ganhou medalhas em Olimpíadas de Matemática, foi estudar no exterior e hoje comanda a Secretaria de Educação. Precisamos estimular a garotada a sonhar e a pensar grande. A gente quer que os talentos aflorem e construam um futuro melhor. Que vocês possam ser os Ferreirinhas do futuro", disse o prefeito Eduardo Paes.
O secretário Educação do Rio, Renan Ferreirinha, também participou do evento. Ele falou sobre a capacidade da Olimpíada em construir experiências, estimulando a aprendizagem.
Por sua vez, o presidente do Impa, Marcelo Viana, defendeu, durante o lançamento, a importância tanto da Olimpíada Brasileira de Matemática, quanto da Carioca, como instrumento pedagógico.
As inscrições serão entre os dias 1º de setembro a 1º de outubro e os resultados serão divulgados na primeira quinzena de dezembro.
Além dos alunos, a Olimpíada Carioca de Matemática também vai premiar escolas, professores e diretores da rede municipal de ensino.
Ouça o Podcast Eu, Rio! reportagem sobre o evento com áudio do prefeito Eduardo Paes.