Os primeiros protestos programados para este sábado (29) das manifestações “Mulheres Contra Bolsonaro” começaram cedo, lá do outro lado do mundo. Mais precisamente em Auckland na Nova Zelândia. Mais de 50 mulheres se reuniram na Aotea Square no centro da cidade com cartazes em português e em inglês contra o candidato a presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro.
Organizado pela internet, o protesto intitulado “Woman against fascism Auckland/NZ #elenao” começou por volta das 15h do horário local, enquanto no horário de Brasília ainda era meia-noite. Uma das participantes foi Josi Taranto, morando na Nova Zelândia com o marido há quase cinco meses, ela ficou sabendo que ia ter protesto na cidade na sexta-feira e fez questão de participar. “O que me motivou foi que acompanhando o ‘coiso’ há tanto tempo e sei que ele não tem capacidade para ser presidente, suas propostas são rasas. O cara não tem um único plano efetivo pra melhorar qualquer coisa. É parlamentar há mais de 20 anos e nunca fez nada que fosse relevante para o estado do Rio, muito menos pelo Brasil”, revelou.
Ela contou que o protesto reuniu brasileiras de vários estados e até argentinas e uruguaias que também moram por lá. Todas críticas do comportamento do candidato. “Além de ser um destemperado, ele é uma ‘Viúva da ditadura’ que não respeita ninguém. Elogia tortura, propaga violência, é machista, misógino, homofóbico, racista, além de incompetente e fascista. Oprime quem diverge dele na base do grito. Como que qualquer ser humano dotado de um pingo de bom senso iria votar nisso”? Criticou,Josi.
Aqui no Brasil os protestos estão programados para acontecer nas principais capitais por volta das 14h. Existem vários eventos no Facebook convocando mulheres e homens também a protestar, o maior deles tem cerca de 240 mil pessoas. Na cidade do Rio os protestos deverão acontecer na Praça da Cinelândia no Centro, mas também existem protestos programados para Copacabana. Pelo estado, estão confirmados protestos em São Gonçalo e em Nova Friburgo na Região Serrana.
Ele sim
Também estão programadas manifestações de mulheres a favor do candidato Jair Bolsonaro, dois eventos no Facebook intitulados “Mulheres com Bolsonaro” e que juntos reúnem 60 mil pessoas, convocam os partidários do deputado a se reunir em Copacabana para defendê-lo. Alem disso há outra manifestação que deverá acontecer em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense neste domingo (30) às 9h.