Policiais civis da 132ª DP (Arraial do Cabo) deflagram, na manhã desta sexta-feira (27), a operação Parque Livre contra uma organização criminosa que pratica crimes ambientais, parcelamento irregular do solo urbano, resistência qualificada, prevaricação e falsidade ideológica. A ação visa a cumprir 12 mandados de prisão, 25 de busca e apreensão e outras medidas cautelares nas cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Araruama, na Região dos Lagos.
Entre os alvos estão um servidor público da Prefeitura de Arraial do Cabo, quatro agentes do Instituto Estadual do Ambiente, dois policiais militares e dois bombeiros militares. Também participam da operação o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco/MPRJ), o 4º Departamento de Polícia de Área (DPA), as delegacias de Cabo Frio (126ª DP) e de Araruama (118ª DP), e as corregedorias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
A ação tem como base investigações da 132ª DP e elementos probatórios como inquérito da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), além de inquéritos civis públicos e outros procedimentos investigatórios. De acordo com os agentes, levantamento de informações de inteligência e depoimentos de testemunhas também contribuíram para deflagrar a operação.