A Seleção Brasileira venceu a oitava partida consecutiva. A vítima da vez foi o Peru, que perdeu nesta quinta (09), por 2 a 0, em Pernambuco, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Éverton Ribeiro e Neymar foram os autores dos gols. A partida ficou sob total controle do Brasil. Com essa vitória, a seleção foi a 24 pontos e permanece com 100% de aproveitamento.
Primeira parte com superioridade brasileira e duas bolas na rede
A partida começou com equilíbrio na posse de bola. Início estudado com as duas equipes procurando espaços para criar uma chance perigosa de ataque. A primeira oportunidade foi brasileira e aos nove minutos: Gerson recebeu um belo passe e chutou de esquerda, mas o goleiro peruano executou grande defesa. A partir daí, foi só pressão do Brasil.
Quatro minutos depois da primeira chance, o gol da seleção brasileira saiu em um lance polêmico. Neymar recebeu pela esquerda, perdeu a posse da bola, mas recuperou; na interpretação do árbitro, essa recuperação não foi com falta. Sendo assim, o lance seguiu e o camisa 10 passou para Éverton Ribeiro abrir o placar. Terceiro gol do meia com a camisa do Brasil, no comando de Tite.
Após dois minutos de checagem, o VAR autorizou o gol sem precisar que o árbitro de campo fosse à cabine.
Aos 21 minutos, mais um lance polêmico aconteceu: em bola levantada no escanteio, Militão teve sua camisa puxada dentro da área, mas o árbitro mandou seguir o lance, sem consultar o VAR.
Mesmo diminuindo o ritmo após o gol, o Brasil conseguiu ampliar o placar aos 39. Gabigol partiu para cima da marcação e passou para Éverton Ribeiro chutar de primeira, a bola bateu na defesa e no rebote a bola sobrou para Neymar, sozinho, só empurrar para as redes. Com esse gol, o camisa 10 se torna o maior artilheiro do Brasil nas Eliminatórias.
Segundo tempo com rodagem no elenco e administração da partida
A segunda etapa foi administrada pelo Brasil. Com a defesa bem postada, preferiu ficar com a posse de bola e atacando sem deixar espaços no setor defensivo.
Com o resultado na mão, Tite preferiu rodar o elenco com cinco substituições, dando espaço para outros brasileiros terem a sua oportunidade em campo, sem perder a qualidade técnica e o domínio da partida.
O jogo estava tão frio, que a primeira grande chance do segundo tempo foi aos 30. Neymar fez grande jogada individual e deu passe para Matheus Cunha, que finalizou de carrinho, mas Gallese fez boa defesa.
Hulk, que entrou aos 38 minutos, quase deixou sua marca aos 40. O atacante recebeu na velocidade, passou pelo goleiro peruano e finalizou, mas a bola passou rente à trave. A partida encerrou com 58% de posse de bola para o Brasil.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 0 PERU
Local: Itaipava Arena Pernambuco, PE
GOLS: Éverton Ribeiro (13 min, 1°T); Neymar (39 min, 1°T)
CARTÕES AMARELOS: Santamaría; Tapia; Yotún; Casemiro; Paquetá; González; Gabigol; Neymar
BRASIL: Weverton; Danilo (Daniel Alves), Militão, L. Veríssimo e Alex Sandro; Casemiro (Bruno Guimarães), Gerson (Edenilson), L. Paquetá e Éverton Ribeiro (Matheus Cunha); Neymar e Gabigol (Hulk). Técnico: Tite.
PERU: Gallese; Advíncula, Santamaría (Christian Ramos), Callens e López; Tapia (Cartagena), González e Yotún (Gabriel Costa); Carrillo, Cueva (Édison Flores) e Lapadula (Ruidíaz). Técnico: Ricardo Gareca.