Em cenário de crise, escassez de recursos, qual seria a defesa do consumidor para não cair em armadilhas ao escolher produtos e serviços, direcionando o olhar aos itens que preenchem suas necessidades?
No livro "Me engana que eu gosto" (Livro Lindo), recém-lançado e indicado ao Prêmio Jabuti (2021), o publicitário, professor e editor Pedro Pazelli destaca a necessidade de senso crítico por parte do consumidor. Ele aborda técnicas de persuasão que ajudam o cliente de diferentes formas, como escolher produtos e serviços, se proteger de propagandas religiosas ou obter informações sobre campanhas eleitorais.
De modo didático e divertido, o autor conta que persuadir alguém é um comportamento humano de origem greco-romana e ocorre desde o momento em que nascemos.
De acordo com Pazelli, cujo livro foi finalista da principal premiação literária nacional na categoria Ciências Sociais, compreender técnicas de persuasão e algumas das suas leis pode auxiliar o cidadão a não cair em ciladas, deixando de correr riscos ou gastando mais do que recomenda o orçamento familiar.
"Se determinada atitude não reflete a realidade a seu favor, seja por meio científico, seja por métodos e pesquisas, o cidadão comum deve questionar as promessas que se alastrarão. Dessa forma, como prometer algo que se desenha como cenário improvável?", indaga ele.
Sobre o autor
Pedro Pazelli é Mestre em Design (PUC-Rio) e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Univercidade). Editor da Livro Lindo, além de "Me engana que eu gosto", é autor de "Armas da sedução eleitoral - técnicas persuasivas na propaganda política", "Paraíso.com - as técnicas de persuasão de propaganda protestante na internet", "A persuasão das embalagens em supermercados – rótulos e design", dentre outros livros. Recebeu o Prêmio União Brasileira dos Escritores (2009, 2011), na categoria Contos e crônicas.
Detalhes:
Autor: Pedro Pazelli
Editora: Livro Lindo
Páginas: 92
Preço: R$ 40
Fonte: MC Comunicação