A Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL) entregou, nesta segunda-feira (20/09), novos equipamentos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), que vão permitir que a perícia entregue laudos e produza técnicas utilizando métodos mais modernos e de alta categoria, conforme classificação da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento contou com a presença do secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, da Assessora Técnica Especial da Sepol para assuntos de perícia, Denise Rivera, e do responsável pelo ICCE Centro, Denis Guimarães.
Um dos equipamentos é responsável por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas, que possibilita elucidar a estrutura de substâncias químicas e auxilia a esclarecer a autoria e a materialidade de diversos crimes, entre outras coisas.
Esses equipamentos estavam encaixotados há três anos, desde que foram adquiridos pelo Gabinete de Intervenção Federal, em 2019.
A atual gestão da Sepol colocou como prioridade adequar a estrutura do ICCE para que as máquinas fossem instaladas. Agora, sem os impedimentos técnicos, a instituição é capaz de produzir provas técnicas utilizando os métodos mais modernos do mundo.