O governador Cláudio Castro participou, nesta segunda-feira (27), da inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública Regional (Sudeste), em São Paulo. Ligado ao Ministério da Justiça, o órgão vai integrar as agências de inteligência do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, para que a troca de informações seja mais rápida. O serviço também ficará interligado a mais de 400 bases de dados das 27 unidades federativas do país que fazem parte do Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). O principal foco é o combate ao crime organizado.
Cláudio Castro foi acompanhado dos secretários de Polícia Civil, Allan Turnowski; Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires; Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro; Administração Penitenciária, Fernando Veloso; Gabinete de Segurança Institucional do Governo (GSI), Marcelo Bertolucci; além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah.
- O grande exemplo dessa iniciativa é a integração e o diálogo. O problema da segurança pública não é individual e, por isso, fiz questão de trazer todos os secretários ligados à área para que o Rio de Janeiro desse a demonstração de integração total. O que nós desejamos hoje não é apenas o Rio forte, mas toda a Região Sudeste. Os verdadeiros resultados serão obtidos em conjunto, e quem ganha com isso é a nossa população – destacou o governador.
A rede de Centros de Inteligência já contava com regionais do Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Durante o evento, também foi celebrado um termo de cooperação técnica entre estados e o Ministério da Justiça. Também estiveram presentes no evento o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e os governadores João Dória (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Renato Casagrande (Espírito Santo).