TOPO - PRINCIPAL 1190X148

FGV Editora promove amanhã webinar de lançamento do livro ‘Indivíduo e comunidade em Spinoza’

Obra de Alexandre Matheron sobre Spinoza ganha versão em português

Por Portal Eu, Rio! em 29/09/2021 às 07:18:19

Alexandre Matheron escreveu sobre o racionalismo spinozista. Foto: Internet.

No dia 30 de setembro, às 18h, a FGV Editora promove o webinar de lançamento do livro “Indivíduo e comunidade em Spinoza”, do escritor Alexandre Matheron, com a participação da engenheira Martha de Aratanha e dos professores Baptiste Grasset, Homero Santiago, Carlos Wagner Benevides Gomes, Wandeilson Miranda e Alex Leite, sendo os três primeiros tradutores da obra do filósofo holandês Baruch Spinoza. A mediação ficará a cargo do professor Emanuel Rocha Fragoso. O debate será transmitido pelo Canal FGV no Youtube.

Em 1968, a obra de Alexandre Matheron, que traça uma abordagem original ao pensamento do filósofo holandês Spinoza, teve sua primeira publicação, sendo reeditada, em 1988, pela Éditions de Minuit de Paris. “Indivíduo e comunidade em Spinoza” chega agora na versão em português pela FGV Editora. A riqueza do livro está alicerçada em um paradoxo, pois pretende atender aos mais exigentes parâmetros objetivistas e racionalistas da disciplina austera à qual pertence: a História da Filosofia.

Matheron acrescenta à sua abordagem outros parâmetros, cujo objetivismo e racionalismo radicais fogem à boa parte dos preceitos que costumam imperar sobre as práticas da simples interpretação de textos. É uma obra complexa e profunda, permeada não só pelas sutilezas do conhecimento que disseca e divulga, mas também por uma sofisticação de linguagem essencial à consecução dos seus objetivos.

Como Guéroult e Deleuze, Matheron pratica uma leitura genética da obra de Spinoza. Contra a tendência ensaística frequente entre os intérpretes (sobretudo na época), trata-se de decifrar os recursos próprios do texto para elucidar o sentido da obra. As intuições subjetivas, as hipóteses aventadas a esmo, os hábitos de leitura exclusivamente consolidados pela autoridade da tradição do comentário são rechaçados.

Para Matheron, o sistema filosófico elaborado por Spinoza e a verdade descoberta aos poucos pelo seu pensamento, à medida que vem intensificando a compreensão que ele tem de si mesmo, são duas coisas distintas. O método do autor almeja dar voz e prioridade sistemática a este Spinoza que se torna spinozista. A verdade spinozista, isto é, o pensamento geneticamente compreendido e perfeitamente desenvolvido do ponto de vista da unidade orgânica, da densidade demonstrativa, tem um valor que, para Matheron, ultrapassa, e muito, o simples interesse filológico ou histórico. Tal verdade é a própria chave de decifragem da realidade.

Em virtude deste princípio geral de análise, o comentador reorganiza a estrutura fatual do texto segundo a ordem genética de suas razões e diretrizes. E não hesita em emendar demonstrações que, a seu ver, permaneceram incompletas. Nem em preencher o que, de acordo com a lógica do pensamento spinozista, enquanto unidade orgânica total perfeita, parece ser uma falha pontual ou uma lacuna anormal nas demonstrações efetivamente produzidas no texto. Concretamente, ao invés de explicar o texto sob a batuta de sua ordem factual e, portanto, ao invés de partir da metafísica de Spinoza, Matheron, em nome da verdade do pensamento acabado e completo do filósofo, parte da doutrina do conatus.

O livro tem tradução da engenheira Martha de Aratanha, do professor Baptiste Grasset e do professor Emanuel Rocha Fragoso. Está disponível exclusivamente em formato digital no site da FGV Editora e demais plataformas de vendas de ebook.


Ouça no Podcast Eu, Rio! o professor Baptiste Grasset falar sobre a história do livro " Indivíduo e Sociedade" , seu autor Alexandre Matheron e a importância da obra para a análise da república democrática liberal.

Indivíduo e comunidade em Spinoza

Autor: Alexandre Matheron

FGV Editora

R$ 65

Link para compra: https://editora.fgv.br/produto/individuo-e-comunidade-em-spinoza-3633

Webinar de lançamento

Data: 30 de setembro

Horário: 18h

Transmissão ao vivo pelo Canal da FGV no Youtube.

Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.