Horário de verão é adiado de novo
Com Enem, início será em 18 de novembro.
Horário de verão foi adiado novamente para não prejudicar candidatos do Enem. Foto: Agência Brasil
O horário de verão foi novamente adiado. Seu início será no dia 18 de novembro. O pedido de mudança foi encaminhado pelo Ministério da Educação à Presidência da República, para que o adiantamento de uma hora nos relógios não prejudicasse os alunos que farão as provas do Enem, nos dias 4 e 11 de novembro em todo o país. A previsão é de que 5,5 milhões de estudantes participem.
O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, celebrou a mudança pelas redes sociais:
"Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas. Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes". A declaração recebeu diversas curtidas e comentários favoráveis.
O auxiliar de serviços gerais que deseja ser designer, William de Almeida dos Reis, 27 anos, também acredita que o adiamento foi melhor. "Estou me esforçando muito para o Enem, porque trabalho e tenho menos tempo para estudar. Foi bom porque poderei focar mais na prova, sem que essa mudança atrapalhe. O início o horário de verão deixa as pessoas mais cansadas, eu prefiro o horário normal", afirmou.
Data do término do horário de verão foi mantida
O horário de verão é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Recentemente, a data foi modificada de outubro para 4 de novembro, para não prejudicar a apuração dos votos das eleições deste ano. No final do ano passado, o presidente Michel Temer assinou decreto adiando o horário em anos eleitorais. A data final foi mantida, será no terceiro domingo de fevereiro de 2019.