Rio de Janeiro, outubro de 2021 – O terceiro setor segue enfrentando a crise econômica: segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 75 mil estabelecimentos fecharam as portas entre 03/2020 e 03/2021. Mas, encerrar as atividades da loja física nem sempre significa findar um negócio.
Para Ricardo Rocha, CEO da LuizaLabs, as vendas em um shopping virtual podem ser a saída para manter uma marca: “O Marketplace é a melhor estratégia de entrada, pois é a primeira das alavancas de vendas no digital. Além disso, também oferece ferramentas e conhecimento para que a conversão aconteça e as vendas fluam”.
Há duas formas de manter o tráfego no comércio online e por consequência garantir as vendas. Rocha explica: “existem duas estratégias: orgânica e paga. A geração de tráfego orgânico está ligada à relação da empresa com o cliente, principalmente na experiência de compras, fazendo dele um detrator ou promotor. A geração de tráfego inorgânico é realizada com anúncios em canais digitais, redes sociais ou ferramentas de busca”.
Enquanto a loja física é escolhida de acordo com a localização e a clientela que se deseja atingir, o meio virtual demanda outro tipo de investimento: “é mandatório investir um tempo para um cadastro de qualidade do produto a ser anunciado. Na experiência digital, o cliente não tem a oportunidade de pegar o produto; tudo que ele pode fazer é avaliar por imagens, vídeos, descrição e informações. Quanto melhor a qualidade desses itens no cadastro do produto, maiores são as chances de vendas”, salienta o especialista.
A conversão é outro conceito-chave para movimentar um negócio virtual e está diretamente relacionada a fatores: “que precisam ser trabalhados em conjunto: preço competitivo do produto, custo de frete (competitivo ou grátis), prazo de entrega, parcelamento e meios de pagamento”, pontua Rocha.
Em meio a atual crise econômica, o que os gestores mais procuram é formas de driblar a queda no faturamento. Rocha recomenda foco no relacionamento com o consumidor. “É operar de forma multicanal, ter um ótimo nível de serviço (boa experiência do cliente) e manter um bom relacionamento com o cliente, atendendo às demandas que surgem”.
Essas e outras questões do mercado online serão apresentadas por Rocha na palestra “Como vender de portas fechadas”, no Espaço Conceito BB RJ, localizado no Centro Cultural Banco do Brasil. CEO da Softbox/LuizaLabs, o palestrante está à frente de uma das iniciativas mais inovadoras do Brasil: um laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza para os pequenos varejos.
Marcada para 14/10, às 17h, a atividade terá transmissão online pelo YouTube do BB. As inscrição, gratuita, pode ser feita no site: bit.ly/livesespacobb.
Encontros são transmitidos no canal do Youtube do BB (youtube.com/bancodobrasil)