Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Receita amarga

Eduardo Paes veta criação de novos polos gastronômicos no Rio

Leis vetadas estavam propondo abertura nos bairros de Abolição, Higienópolis, Praça Dois e Tijuca


Câmara municipal vai decidir sobre vetos do prefeito Eduardo Paes. Foto: Wikipedia

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes vetou quatro projetos de lei da Câmara municipal que criam polos gastronômicos em bairros da cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (18).

As leis vetadas propõem a criação de polos gastronômicos nos bairros de Abolição, Higienópolis, Praça Dois e Tijuca.

A alegação do prefeito é a de que a criação de polos gastronômicos e culturais compete ao Poder Executivo. Mas a decisão de Paes foi diferente da tomada em julho, quando ele sancionou o projeto de lei que criava o polo gastronômico do Engenhão, em Engenho de Dentro.

Polos gastronômicos

A formação de polos gastronômicos e culturais tem por objetivo estimular atividades turísticas na região litorânea, como estabelece a Lei Complementar 111/2011. A lei também define que os centros comerciais fazem parte da estrutura urbana básica do Município.

Em síntese, a criação dos polos leva em consideração o impacto urbano, como infraestrutura local, poluição sonora, saneamento, criação de estacionamentos, entre outras ações de âmbito do executivo municipal.

O programa Polos do Rio foi estipulado em 2009 pelo então prefeito Eduardo Paes. O decreto 31.473 daquele ano substituiu o programa Ruas do Rio e o objetivo unir Poder Público e Iniciativa privada para revitalização de áreas especificas.

A Câmara municipal do Rio de Janeiro poderá ou não derrubar os vetos do prefeito. A análise dos vetos ainda não tem data definida.

Polo gastronomico Tijuca Praça Dois Abolição Higienópolis

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!