TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Petrópolis é a capital dos produtos orgânicos

Lei transforma a cidade serrana na principal região produtora.

Por Marisa Gonçalves Dias em 07/10/2018 às 01:09:14

Com o título, os produtos orgânicos produzidos na região passarão a ter um selo próprio. Foto: Divulgação

A cidade de Petrópolis conquistou o título de "Capital Estadual dos produtos Orgânicos", se destacando com produtos livres de agrotóxicos. Com mais de 100 produtores orgânicos distribuídos pela cidade, a região investe em produção agrícola saudável com alimentos orgânicos de qualidade. Com o título, os produtos orgânicos produzidos na região passarão a ter um selo próprio.

Em 1979, em uma localidade chamada Cachoeirinha, em Brejal, foi iniciada a produção de orgânicos em Petrópolis. Produtores começaram com pequenas produções e, com o passar do tempo, passaram a comercializar seus produtos para a capital fluminense.

Após 40 anos, a cidade serrana se destaca com o título que a coloca em evidência no mercado de orgânicos. O título foi concedido através da Lei 8118, que foi sancionada em 25 de setembro pelo governador do estado do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão, de autoria do deputado estadual Luiz Martins, a pedido do então vereador de Petrópolis Jamil Sabrá.

A Prefeitura de Petrópolis estuda a viabilização de uma feira especial, ofertando apenas produtos orgânicos. O evento receberá o nome de "Circuito Imperial Orgânico e Agroecológico", que oferecerá esse tipo de produto para compra. Ao todo, a cidade possui 92 produtores orgânicos cadastrados na base do Ministério Agricultura, contabilizando 13% do total do estado do Rio de Janeiro.

Segundo pesquisa divulgada, em 2017, pela Organics Brasil (Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável), cerca de 15% da população urbana consome alimentos orgânicos com alguma frequência. O estudo revela ainda que a maior procura por este tipo de produto (34%) fica na região Sul, ultrapassando o dobro do consumo nacional.

Os produtores agrícolas da cidade de Petrópolis também tiveram em evidência na 7ª edição do Grenn Rio 2018, que aconteceu em maio deste ano, na capital do Rio de Janeiro. Produtos como mel, cogumelos, compotas doces, entre outros, fizeram parte do evento que abordou temas como bioeconomia, cosméticos sustentáveis, orgânicos e alimentação saudável.

Ao lado de expositores de todo o Brasil, a cidade serrana marcou presença na exposição mostrando a qualidade dos seus produtos e provando que é possível conciliar atividade econômica com respeito ao meio ambiente sem uso de agrotóxico.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.