Os candidatos ao governo do Estado acordaram cedo para votarem em suas secções. Sempre andando com familiares, assessores e militantes, eles aglomeravam eleitores em volta, que faziam as famosas selfies. Líder nas pesquisas para o primeiro turno, Eduardo Paes (DEM) votou no Gávea Golf Club. Mostrou-se confiante para o segundo turno e não fez comentários sobre possíveis adversários na segunda etapa do pleito, inclusive com o crescimento de Wilson Witzel (PSC), que avançou nos índices de preferência do eleitor nas pesquisas mais recentes.
"Eu não analiso pesquisas. Não comentei pesquisas em nenhum momento, apenas estou feliz de estar na frente e ver que a população entende que somos a melhor alternativa para governar o Estado do Rio", argumentou Paes.
Já o candidato do PSOL, Tarcísio Motta, votou na Escola Municipal Senador Corrêa, em Laranjeiras, na Zona Sul. Acompanhado do candidato a deputado federal Marcelo Freixo, falou que acreditava no crescimento de sua campanha.
"Minha expectativa é a melhor possível. Minha campanha tá crescendo muio nos últimos dias. Nós temos esperança que a democracia estará no segundo turno. Não podemos deixar que a máfia e o ódio.Vamos fazer uma virada histórica no segundo turno", disse Motta.
Acompanhado da família, o candidato Wilson Witzel (PSC) chegou ao Grajaú Country Club, na Zona Norte do Rio, às 9h10 para votar. Cumprimentou eleitores e votou rapidamente. Em seguida, parou para tomar café da manhã numa padaria em frente à zona eleitoral, aproveitando para falar com a imprensa sobre o segundo lugar nas últimas pesquisas.
“Nós já estávamos percebendo nas ruas. Todos os lugares por onde nós passávamos, o calor humano, o carinho era, assim, arrebatador. Então, o resultado dessa pesquisa já refletiu os anseios do povo do estado do Rio de Janeiro e as lives que nós fazíamos, nós já percebemos em todo o estado uma onda de mudança, de renovação”, afirmou Witzel.
O candidato do PDT , Pedro Fernandes, chegou por volta das 9h40 à Escola Municipal Sertório Portinho, em Irajá, na Zona Norte, acompanhado da mãe, a vereadora Rosa Fernandes, esposa e filha. Antes de entrar na seção, o candidato parou para tirar fotos com eleitores e falar com jornalistas.
O candidato do PSD ao governo, Indio da Costa, votou no colégio Divina Providência, no Jardim Botânico, na Zona Sul. Ele chegou ao local de bicicleta.