Agentes federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais cumpriram na manhã de hoje (26) seis mandados de prisão temporária e outros seis de busca e apreensão, que têm como alvo uma organização criminosa, especializada em roubos a bancos.
As investigações começaram em 9/6, após ataque à agência bancária da Caixa Econômica Federal, no município de Pirapetinga (MG). Durante a ação violenta, batizada de "novo cangaço", geralmente realizada em pequenas cidades do interior do Brasil, o bando usou explosivos para destruir a agência e provocou terror na população, com disparos de arma de fogo. Na ocasião, uma pessoa ficou ferida e várias foram feitas reféns. Segundo a Polícia Federal, após o roubo, o grupo criminoso fugiu em direção ao estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a PF, ex-militares com habilidade no manuseio de explosivos e ex-vigilantes, todos com antecedentes criminais, estão entre os suspeitos.
Os mandados da Operação desta terça-feira foram expedidos pela Vara Única da Justiça Federal em Muriaé (MG).
Os investigados vão responder pelos crimes de roubo qualificado, integração de organização criminosa e lavagem de capitais. As penas podem somar mais de 30 anos de reclusão e pagamento de multa.
Ouça, no Podcast do Portal Eu, Rio!, a matéria veiculada na Radioagência Nacional.
Fonte: Radioagência Nacional e Portal do Governo Federal