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Medida emergencial

Supervia inicia canalização subterrânea dos cabos para evitar furtos nas linhas de trem

De acordo com a concessionária, medida visa mitigar as ocorrências, dificultando a localização do material pelos criminosos


Foto do leitor

Para acabar com os inúmeros casos de furtos de cabos nos trilhos dos trens, que vem provocando interrupções nas viagens em diversos ramais, principalmente na Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio, a concessionária Supervia, responsável pelo transporte ferroviário na Região Metropolitana, iniciou a canalização subterrânea dos cabos, visando dificultar a retirada do material por criminosos.

Segundo a Supervia, esta é uma medida emergencial que visa mitigar as ocorrências de furtos de cabos, dificultando a localização do material pelos criminosos. “Esse tipo de instalação tem um custo três vezes maior para a concessionária que o modelo tradicional, gerando um gasto extra que poderia ser investido em outras melhorias. Mas, nesse momento, levando-se em conta a quantidade alarmante desses crimes contra o sistema ferroviário, o investimento foi necessário. As ocorrências de furto de cabos afetaram sobremaneira a operação e a rotina dos clientes. De janeiro a setembro de 2021, houve 409 ocorrências e foram furtados mais de 23 mil metros de cabos, causando à SuperVia um prejuízo de mais de R$ 1 milhão. O cobre presente nesses cabos é vendido no mercado ilegal“, informou a concessionária, em nota.

A empresa acrescentou que contratou policiais militares pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) que tem apoiado as forças de segurança do Estado nas áreas mais sensíveis.

“No entanto, a concessionária conta com a atuação das autoridades competentes e da força-tarefa pelas forças de segurança do Estado montada para combater esses casos, uma vez que, de acordo com o contrato de concessão, a segurança pública dentro do sistema ferroviário é de responsabilidade do Governo do Rio de Janeiro. A SuperVia também contribui com informações que possam auxiliar o trabalho das polícias, que vêm trabalhando em parceria com a concessionária. Esse trabalho, tem culminado em diversas prisões e recuperações de materiais. O objetivo de todas essas ações é melhorar o serviço para as milhares de pessoas que dependem dos trens do Rio.”

Procurada pela reportagem do Portal Eu, Rio!, a Supervia não informou os locais de canalização subterrânea. Segundo a concessionária, o cronograma é definido de acordo com as prioridades observadas pela empresa.

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