TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Escritora friburguense viraliza nas redes sociais ao fazer piada com supermercados

Ana Blue teve a publicação compartilhada milhares de vezes em apenas três dias

Por Gabriel Gontijo em 03/11/2021 às 10:04:09

Foto: Reprodução/Facebook

Enquanto muitos discutiam sobre a repercussão da orientação sexual do filho do Super-Homem, que se assumiu bissexual nas histórias em quadrinhos, e, paralelamente, debatiam o posicionamento do jogador de vôlei Maurício Souza sobre o tema, uma escritora de Nova Friburgo aproveitou o gancho para fazer uma piada sobre um drama que tem assustado milhões de brasileiros. O preço das compras no supermercado.

Ana Blue, de 34 anos, fez uma postagem no Facebook dizendo que se preocupava com a "sexualidade" do "super mercado". O motivo? É que este "herói" estaria causando um determinado prejuízo sexual a ela, embora o termo não tenha sido exatamente este. A postagem abaixo foi feita no dia 31 de outubro e rapidamente ganhou as redes.


Postagem feita no perfil pessoal do Facebook em 31 de outubro. Foto: Reprodução/Facebook

Só no Facebook, foram mais de 6 mil compartilhamentos até a manhã desta quarta-feira (3). Mas os prints também viralizaram no Instagram, Twitter e WhatsApp. Até o conhecido sociólogo Emir Sader compartilhou.

Sociólogo Emir Sader foi um dos que compartilharam um print da publicação. Foto: Reprodução/Twitter

O Eu, Rio procurou a escritora para comentar a repercussão da postagem. Sincera, Ana afirma que não esperava tamanha repercussão com uma "postagem besta". Mas, ao mesmo tempo, admite ter ficado feliz por ter viralizado. Com passagem pelo conhecido jornal da região A Voz da Serra, e também por ter participado de diversos eventos literários locais, a friburguense explica ser conhecida na cidade pelo trabalho como autora. Entretanto, reconhece que não esperava "passar" essa fronteira.

"Como Nova Friburgo é uma cidade com uma média populacional de 200 mil habitantes, então até sou relativamente conhecida dentro de um círculo literário local. Mas eu nunca passei daqui. Até brinco dizendo que nunca viralizei e que jamais tive tantas curtidas. Faço uns 'dramas' desse tipo, mas isso me deixa feliz porque em época de Fake News, exposições negativas de publicações em redes sociais ou de gente que viraliza no pior dia dela por uma infelicidade, com gente passando vergonha, fico até contente por ter sido uma brincadeira que não vá me trazer uma imagem ruim", explica Blue.

Solicitações de amizades aos montes

Ela também afirma que muita gente passou a mandar solicitações de amizades, alguns com "uns perfis esquisitos", mas que tem aceitado a maioria dos pedidos para gerar engajamento em seu perfil no Facebook, que por sinal há vários registros não só de textos que ela cria exclusivamente para a rede social como relatos de situações de vida.

Mãe de três filhos, Ana teve o mais velho com 16 anos. Por isso, em 2021, ele completou 18 anos. Não são poucos as publicações que ela faz sobre os desafios que precisou enfrentar por causa da maternidade na adolescência. Por outro lado, a friburguense faz muita piada com situações do cotidiano. A postagem que viralizou é só uma entre inúmeras. Por esta razão, quando alguém a questiona sobre uma possível especificação do que ela escreve, a profissional explica que ser escritora é algo amplo, que abarca muitas opções.

"Acredito que 'escritora' resume bem o que faço. Não costumo diferenciar poeta e cronista, por exemplo. Vejo um pouco de tudo no que escrevo e nem tenho predileção por termos", afirma.

Humor conhecido e gargalhadas na redação

Além de escritora, Ana trabalha como revisora e era esta a função que desempenhava no A Voz da Serra, local onde tornou-se conhecida pelo humor contagiante. Marcando presença no início do Portal Eu, Rio, ela também fez laços de amizade com pessoas deste veículo, que garantem se divertir com as tiradas cheias de humor da escritora.

Outra coisa pela qual a escritora é conhecida é a solidariedade que tem com os amigos. Certa feita, em um grupo de WhatsApp, um jornalista se confundiu ao fazer uma colocação e foi repreendido em tom áspero por um produtor teatral. O autor do equívoco preferiu sair do grupo e Ana prontamente defendeu o colega, dizendo que era um dos mais solícitos e educados. Indignada, soltou alguns palavrões e foi excluída. Ela garante não ter se arrependido do que fez.

"O colega era uma pessoa querida, super educada, gostava de ajuda todo mundo passando algum contato. Aí vem um produtor e descascou ele por causa de um equívoco. Achei um absurdo aquilo. Depois eu soube quem era esse tal produtor porque me falaram da importância dele para o teatro. Respondi: 'Dane-se! O cara foi grosseiro'", relembra às gargalhadas.

Participação de festival ao lado de Zuenir Ventura

Como a própria Ana afirmou à reportagem, ela é conhecida pelo trabalho literário desenvolvido na cidade. Por isso, em outubro de 2016, participou da Festa Literária de Nova Friburgo, que teve a participação de nomes como Zuenir Ventura, por exemplo. Na ocasião, a escritora integrou uma mesa de debates com o professor de Letras da UFRJ Eduardo Coelho.

Quem quiser conhecer um pouco do trabalho dela, o perfil do Facebook é o https://www.facebook.com/aninhablue. Além disso, no site há uma parte do trabalho dela registrado: https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=30018

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.