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Novo serviço de terceirização de cadastros promete agilizar mercado offshore

A ideia é otimizar o tempo de potenciais fornecedores com processos cadastrais

Por Caroline Carvalho em 09/10/2018 às 17:00:40

Samir Abduch, criador do Canal Fornecedor (Foto: Divulgação)

A Operação Lava Jato mudou os rumos dos negócios Offshore e com isso, empresas brasileiras e players internacionais vêm perdendo tempo e contratos por falta de atualização e criação de cadastros, havendo maior blindagem em estatais como a Petrobras, congelando-as a modelos antigos. Para se adequar, empresários gastam até um ano reunindo documentação. Pensando em como essa adequação poderia se tornar mais rápida o Grupo Novofoco lançou o Canal Fornecedor, empresa de consultoria especializada em obtenção e manutenção de cadastros corporativos.

Esse novo tipo de captação e qualificação de fornecedores vem aliado à tecnologia. De acordo com a empresa funciona assim: Empresas compradoras, através de um processo customizado de avaliação, submete seus fornecedores em potencial a um sistema de avaliação que pode ser um simples questionário de pré-qualificação ou um longo processo de avaliação documental, passando pelos mais diversos critérios como: técnico, econômico, legal, qualidade, SMS e em alguns casos de integridade. Toda documentação passa por uma equipe de avaliação de fornecedores que habilita a empresa a fazer parte do seleto quadro de fornecedores.

A Petrobras, por exemplo, já possui sua própria plataforma de cadastro corporativo exclusiva: a Petronect. É com ela que a estatal demanda o bem ou serviço de interesse, realiza suas cotações, compras e avaliações periódicas. Tudo em uma única plataforma de negócio, sem precisar recorrer à nenhuma outra fonte externa de referência. A habilitação transparente e gratuita em seu cadastro corporativo é o suficiente para qualquer empresa se tornar fornecedor Petrobras.

De acordo com o Diretor do Canal Fornecedor, o empresário Samir Abduch, a ideia de desburocratizar é para que todo o esforço comercial seja destinado ao que de fato interessa: a elaboração de propostas técnicas, follow-up, relacionamentos e pós-venda.

“Muitos empresários chegam até o Canal Fornecedor alegando que já estão há meses tentado realizar o cadastro de determinada empresa, mas não conseguem tempo para se dedicar. Entendem que é importante, mas tem dificuldade de delegar, ou por falta de recurso interno, ou até mesmo confiança.”- afirma Samir.

Ele ainda reforça que, quem já aderiu, certamente está saindo na frente.

“Temos clientes que nos encomendam previamente um trabalho cadastral para algumas empresas específicas de uma feira de negócios que vai participar. Isso minimiza muito o tempo e o custo comercial, quebra barreiras de networking e simplifica o trâmite burocrático.”, afirma o diretor.

A francesa Prosernat foi uma das que recorreram à solução de terceirizar o processo cadastral. Ao esbarrar com a complexidade, cada vez mais severa, da Petrobras, sua equipe percebeu que não possuíam o conhecimento e nem o tempo suficiente para se dedicar ao processo. O resultado foi positivo: Com a equipe dedicada em ingressar no mercado, em menos de um ano de operação, após conseguir o cadastro na Petrobras, ganhou aval da matriz para expandir os negócios no Brasil.

Já a Minenge Minatto tinha cadastro e não conseguia contratos junto a petrolífera por estar defasado. Terceirizou o processo de gestão cadastral e em 40 dias voltou a receber oportunidades e ganhou absolutamente todas que participou. Caso semelhante aconteceu com a Bioconsult, que é especializada em ambientes marinhos, sem ‘braço’ para atualizar o cadastro, a empresa precisava adequar o cadastro junto à Petrobras, cujos requerimentos estavam mais rígidos. Depois de concluído o processo, obteve crescimento na companhia e conquistou diversos contratos assinados, soma supera R$ 20 milhões, além de aumentar o networking.

O Canal Fornecedor disponibiliza os cases em: https://canalfornecedor.com.br/cases/

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