TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Light e Seconserva removem cabos de telecomunicações irregulares em Jacarepaguá

Ação visa preservar a segurança da população e a garantia da qualidade na distribuição de energia elétrica

Por Portal Eu, Rio! em 18/11/2021 às 15:15:12

Foto: Arquivo

A Light inicia hoje (17/11), em parceria com a Secretaria de Conservação (Seconserva) da Prefeitura do Rio de Janeiro, uma ação para retirar de seus postes as redes de telecomunicações que oferecem risco ao sistema elétrico de distribuição de energia. Todas as operadoras que possuem contratos com a Light foram notificadas sobre as providências que deveriam ser tomadas previamente.

A empresa ressalta ainda que todas as ações em curso estão fundamentadas na regulamentação setorial vigente e nos contratos assinados com as operadoras de telecomunicações. As ações começaram hoje no bairro de Jacarepaguá, ao longo das ruas Tirol, Rua Geremário Dantas, Estrada do Pau Ferro e Estrada do Tindiba, em pontos que foram objeto de fiscalização em campo.

“A fiscalização do cumprimento do contrato de compartilhamento dos nossos postes é muito importante. Redes instaladas em desacordo com as normas técnicas, assim como as ligações clandestinas, comprometem a estrutura dos postes, podem provocar interrupções no fornecimento de energia e acidentes ”, detalha Janine Santos, gerente de Serviços e Atendimento ao Cliente da Light.

A secretária de Conservação, Anna Laura Secco, ressalta a importância do projeto. "A ação em Jacarepaguá é o começo de um trabalho que vai abranger diferentes pontos da cidade. Trabalharemos junto com a Light para acabar com a desordem da fiação irregular, que desafia o poder público, põe os cidadãos em risco e compromete a paisagem. Uma cidade mais ordenada também é uma cidade mais conservada", afirma ela.

Uma situação comumente identificada pela Light é a presença de reservas técnicas, rolos de cabos extras instalados pelas operadoras de telecomunicação nos postes. Esta fiação – que costuma ficar embolada, ou enrolada, e se localiza na parte baixa dos postes – pertence à companhias como as de telefonia, internet e de TV a cabo, sendo delas a responsabilidade pela manutenção.

Quando uma irregularidade é identificada, a distribuidora notifica as empresas para que a devida adequação seja executada, de acordo com o normas, procedimentos e contratos de compartilhamento vigente. Caso as providências não sejam adotadas no prazo estipulado, a Light remove os ativos de telecomunicação irregulares. Outras situações encontradas, são a presença de ligações clandestinas e irregularidades nas instalações das iluminações públicas. Nesses casos, as fraudes são tratadas respectivamente pelas equipes de recuperação de energia e poderes públicos competentes. O material retirado dos postes é descartado de maneira sustentável, por empresa devidamente certificada pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.