TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Quitéria Chagas participa da feijoada do Dia da Consciência Negra no Império Serrano

Musa do Carnaval chegou em setembro para acompanhar o desenvolvimento do enredo da escola para o próximo ano

Por Claudio Rangel em 21/11/2021 às 08:49:48

Quitéria Chagas ressalta a importância da mulher preta no desenvolvimento da escola. Foto: Claudio Rangel.

A atriz e dançarina Quitéria Chagas foi uma das atrações da tradicional Feijoada Imperial, promovida pelo Império Serrano na tarde deste sábado (20), na quadra da escola, em Madureira, marcando as comemorações do Dia da Consciência Negra.

Quitéria é a embaixadora do samba pela Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba), título a ela concedido por seu engajamento com a cultura negra. E ela veio da Itália para honrar seu título caindo no samba no camarote do benemérito da escola, o deputado Dionisio Lins (PP).

A rainha da escola falou ao Portal Eu, Rio! sobre o que espera do Império Serrano para 2022:

“A minha expectativa é a melhor possível. O Império está resgatando essa raiz preta do quilombo do samba. A raiz dessa escola que é uma resistência do samba há décadas”.

Resistência é a palavra que define o Império Serrano. Para Quitéria, o fato de a escola ter Sandro Avelar como presidente, preto, neto de um dos fundadores, é um exemplo:

“Não temos um presidente preto. E isso é muito importante falar. Não é a guerra das raças. Mas é a importância dessa personalidade se tornar presidente, sendo a raiz do Império Serrano, do Zacarias Avelar (avô de Sandro e um dos fundadores do Império). É importante o resgate de nossa ancestralidade. É importante ter pessoas nossas ali”, disse.

Sobre o futuro do Reizinho de Madureira, Quitéria espera uma grande apresentação da agremiação no próximo carnaval.

“O Império está empoderado em tudo para que esse desfile seja grandioso. O carnavalesco Leandro Vieira desenvolve o enredo “Besouro Mangangá” que é o resgate dos enredos pretos. O Besouro Mangangá, foi um capoeirista no Recôncavo Baiano. É importante esse resgate de nossa ancestralidade”.

Como rainha da escola, entrando à frente na avenida, Quitéria vai representar as mulheres pretas do samba, as ancestrais da escola. Ela lembra as que já não se encontram entre nós, como Tia Eulália, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, todas ainda presentes na memória da nação imperiana:

”Eu agradeço ao presidente Avelar por me manter como Rainha da Escola representando essa mulher preta do samba. Fico feliz em voltar para a escola. Vai ser o carnaval do ano. Será o maior Carnaval de todos os tempos. Se Deus quiser”, concluiu.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.