TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Rio de Janeiro é escolhido como sede dos Jogos Pan-Americanos Master 2020

Capital Fluminense vai receber competição voltada para atletas não-profissionais

Por Gabriel Gontijo em 13/10/2018 às 01:34:23

Foto: Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Pan-Americanos Master em 2020. Na última quinta-feira (10) o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, e o presidente da  da International Master Games Association (IMGA), o dinamarquês Kai Holm, assinaram o contrato que permite a realização da competição na capital fluminense; O evento será realizado entre os dias 4 e 13 de setembro e terá a participação de atletas não-profissionais acima de 30 anos. 

A subsecretária do Legado Olímpico, Patrícia Amorim afirmou que com o Master Games a cidade do Rio irá consolidar sua capacidade em garantir um legado olímpico mesmo após os Jogos de 2016. Ela também ressaltou a organização da Cidade Maravilhosa em realizar um evento desse porte, apesar do cenário de forte crise econômica que atinge o município.

“Com todas as dificuldades, nós conseguimos. Nossos órgãos estão integrados, em perfeita harmonia, todos falam, todos contribuem, sob a liderança do nosso prefeito Marcelo Crivella. Por mais que nós fôssemos extremamente simpáticos a esse evento, estivéssemos irmanados em garantir todas as condições para que ele aconteça com êxito, se o comandante não quisesse o barco não ia andar. A gente só chegou até aqui porque o prefeito nos permitiu e nos garantiu essa possibilidade”, afirmou a subsecretária.

Medalhista em Moscou nos anos de 1980 e representante do Comitê Brasileiro de Esporte Master (CBEM), Djan Madruga, 59 anos, afirmou que eventos como os Jogos Pan-Americanos Master são uma oportunidade para a cidade pensar e promover políticas públicas voltadas a uma crescente demanda social. 

“O Brasil já tem hoje 30 milhões de idosos, e em 2030 essa população será maior que a de jovens e crianças menores de 14 anos. Por aí temos uma ideia do que representa esse evento: temos que nos preparar para essa nova realidade. A Prefeitura do Rio já tem atuado nesse sentido. Nossas Vilas Olímpicas têm mais de 20 mil adultos praticando atividades e as academias da terceira idade trazem atividades para milhares de cariocas todos os dias”, afirmou Djan, nadador master e atual recordista mundial nos 200 metros nado livre.

O Rio de Janeiro garantiu o direito de sediar a competição ao vencer, em abril, a disputa entre Cali, na Colômbia, e Cleveland, nos Estados Unidos, em cerimônia realizada na Nova Zelândia. Na semana passada, a Prefeitura do Rio conseguiu, junto à Casa Civil, a liberação dos US$ 100 mil oriundos dos royalties do petróleo necessários para a assinatura do contrato.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.