TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Moradores tentam retornar à rotina após furacão nos EUA

Autoridades locais estimam que 2,1 mil pessoas estejam mortas nos escombros provocados pelo furacão Michael.

Por Cláudio Rangel em 14/10/2018 às 16:02:35

Foto: Philip Doolittle/Facebook

“Minha aparência é a última coisa que penso”, disse Lisa Helms Pike em sua página no Facebook ao descrever sua tentativa de organizar a casa de praia em México Beach arrasada pelo furacão Michael que passou pela Califórnia (EUA), As autoridades norte-americanas acreditam que existam 2100 mortos nos escombros deixados pelo furacão.

Ao escrever em sua página, sem tempo para qualquer ato de vaidade, Lisa disse que havia acabado de entrar em um restaurante chinês, de pijamas e cabelo molhado depois de limpar árvores caídas e escombros no quintal da casa de praia dos pais, em Albany. Ela lamenta ter perdido a casa da família, uma realização de 18 anos.

Os efeitos do furacão Michael continuam dando prejuízos à população da Florida, um dos estados afetados pela tempestade. As autoridades locais enfrentam dificuldades para conter a população que deseja voltar para as suas residências. O problema é que a falta de energia elétrica e outros serviços essenciais dificultam a busca por sobreviventes.

Os socorristas buscam sobreviventes ou possíveis mortos. As equipes de resgate entram em cada escombro de casas. Elas tentam encontrar sobreviventes, ou mesmo, corpos.

As estradas na cidade permanecem bloqueadas. A falta de iluminação dificulta qualquer tentativa de resgate. As autoridades locais consideram a situação perigosa. Ainda levará alguns dias para que os moradores recebem autorização para voltar ao local de suas residências.

Em comunicado oficial, as autoridades locais informam que as propriedades estão sendo guardadas. Também fazem um alerta para as pessoas que desrespeitam as ordens de evitar o retorno às áreas afetadas. “Entendemos a sua frustração, mas saiba que vamos te trazer de volta o mais rápido possível”, diz um comunicado oficial aos proprietários de residências em México Beach..

Resgate

Equipes de segurança buscam por sobreviventes. Eles batem em cada porta a espera de um sinal de vida qualquer. São apoiados por cães farejadores, drones e equipamentos pesados para obter possíveis sinais de sobreviventes em México Beach.

O administrador da Agência Federal de Administração de Emergências (FEMA, na sigla em inglês), disse que a equipe ainda não entrou nas áreas mas atingidas pelo furacão Michael. Os homens procuram por 2100 pessoas declaradas desaparecidas durante o furacão.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.