TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Livro infantil incentiva diálogos preventivos contra as drogas e a violência

Com linguagem divertida, versada em rimas, "Pompa e as circunstâncias" é para crianças, adolescentes, pais e professores

Por Portal Eu, Rio! em 01/12/2021 às 15:57:02

A autora do personagem Pompa, que livra crianças de muitos males, Gabriela Nasser, e a ilustradora Fabiana Espindola. Foto: Leo Santos Imagens

O assunto prevenção do uso de drogas e a violência na infância e juventude, quando não há nenhuma ocorrência mais grave de uso e seus efeitos, deve ser tratado de uma maneira direta, mas pode até ser versada em rimas divertidas. Pensando nisto, a jornalista e escritora Gabriela Nasser criou a personagem “Pompa”, uma “palhacinha-bailarina-professorinha”. Ela traz ensinamentos, com talentos muito especiais, no livro “Pompa e as circunstâncias!”, para crianças de 8 a 12 anos. "Elas não merecem ficar de fora de um diálogo amável e enfático, que deve ser vivenciado por esses 'adultos de amanhã', seus pais e professores". O volume será lançado no dia 17 de dezembro, das 15h às 17h, no Clube Rio Cricket ( Rua Fagundes Varela, 637, Icaraí, Niteró). O evento é dirigido a crianças e adultos.

A obra, que ganhou uma versão da personagem em forma de boneca de pano, criada pela artesã Cristina Fuscaldo Melo, também trata da diversidade de religiões e o respeito às autoridades do Brasil, aliado à visão de que a criança também pode pedir ajuda a qualquer pessoa nesta posição, entre outros assuntos de suma importância para uma boa educação. O livro quer promover o entendimento da importância de uma melhor higiene nas fases de troca de dentes, entre outros temas. O projeto é voltado para o bem estar e melhoria na qualidade de vida dos pequenos. O livro “Pompa e as circunstâncias!” é um lançamento da Editora Autografia, e está a venda, a partir de 5 de dezembro, no site da editora e principais plataformas.

Prefaciado pela professora Matilde Slaibi Conti, Presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras e Membro da Academia Niteroiense de Letras, o volume foi pensado de forma a proporcionar uma melhor estrutura no panorama educativo, capaz de gerar uma influência favorável à felicidade das crianças - avisando , prevenindo, ensinando e apresentando os assuntos. “Cada rima foi pensada até mesmo antes de eu escrever as frases do livro, de forma a levantar, despertar, alegrar com coerência os pequenos leitores”, conta a autora, que desenvolveu trabalhos como educadora de artes e religião com crianças e jovens de 6 a 14 anos. “A criança fixa muito bem tudo que é ensinado pelos professores. Às vezes, lembram de um direcionamento pela vida inteira. É preciso apresentar a elas coisas boas, sempre encaminhando à consciência e ajudando elas a pensarem em uma forma construtiva de modo a optarem por escolhas seguras, após certa reflexão", explica Gabriela.

"Há muitas informações boas, com o objetivo de formação, com conteúdos diretos. É uma linguagem rápida e com ritmo. Por exemplo: sobre os dentes de leite, caberia mais ao primeiro ano, podendo mesmo ser usado em mediação de leitura e contação de história, na série final da educação infantil, pois é quando os dentinhos começam a cair. O mesmo raciocínio vale para o tema do recreio. O livro tem bom potencial paradidático porque as mudanças de conteúdo levam valores e virtudes nas séries iniciais", acredita a escritor e professora Fabiana Correa.

O livro “Pompa e as circunstâncias!” ganhou este título numa brincadeira referente ao jargão utilizado na coluna social produzida pela autora, enquanto escrevia no jornal niteroiense O Fluminense, onde registrou grandes eventos da sociedade, repletos de, como dizia no espaço, pompa e circunstância. Dando vida à personagem, o projeto gráfico é exclusivo e delicado, promovendo brincadeiras nas ilustrações de dois capítulos: Pompa e as Drogas” e “ Pompa e a Violência”.

No último capítulo, a edição traz dez brincadeiras à moda antiga, para se brincar longe do computador e telefones celulares, a fim de dar a vez à diversão sadia. Estão descritas a Dança das Cadeiras, Pique-esconde, Chicotinho Queimado, Trava- língua, Passa Anel, entre outras opções de diversão para se curtir no pátio do colégio, no playground do condomínio ou no quintal de casa, como estímulo a uma vivência criativa e livre, comprometida com um equilíbrio entre os apelos digitais desnecessários e suas contribuições reais.


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.