AquaRio sedia exposição sobre conservação marinha apoiada pela Petrobras, a partir de sexta (3)
Maior aquário da América Latina vai receber cinco projetos do Programa Petrobras Socioambiental, com atividades interativas e educativas para todas as idades
Por Portal Eu, Rio! em 01/12/2021 às 16:18:55
Projeto Coral Vivo. Foto: Athila Bertoncini/Divulgação
Cinco projetos de conservação marinha patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental irão participar da exposição fotográfica "Biomar: um legado para a humanidade", a partir desta sexta-feira (3), no AquaRio. Os visitantes do maior aquário da América Latina terão a oportunidade de conhecer o trabalho do Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, que formam a Rede Biomar – iniciativa conjunta com mais de dez anos de atividades ao longo do litoral de 13 estados brasileiros: Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A exposição ficará no espaço até 2 de fevereiro de 2022.
A Petrobras é uma das principais incentivadoras de projetos para a conservação marinha no país. A exposição tem como objetivo apresentar a atuação dos projetos que são referências nacionais e internacionais no trabalho de pesquisa e conservação de espécies. As imagens vão produzir uma reflexão no público sobre o legado que queremos deixar para as futuras gerações. O Rio de Janeiro foi escolhido para receber o evento por conta da sua diversidade sociocultural e potencial de reverberar a importância do tema junto à opinião pública. A expectativa é que a atividade percorra outras cidades do país em 2022, para inspirar novos protetores e protetoras da natureza.
Experiências interativas de cada projeto
Serão dez quadros com duas imagens de cada projeto que trazem o olhar aguçado de pesquisadores que no dia-a-dia têm contato com essas espécies marinhas. Junto às imagens serão incluídos QR Codes contendo audiodescrição, legendas e vídeos dos fotógrafos contando sobre a história da imagem, com interpretação em Libras. Na entrada do circuito, nos estandes dos projetos Meros e Baleia Jubarte, os visitantes terão acesso a informações e curiosidades sobre as pesquisas e, durante o percurso do AquaRio, poderão vivenciar experiências sensoriais até o fim do trajeto onde a exposição estará em exibição.
Sempre às sextas e sábados, uma equipe de Educação Ambiental do projeto Meros do Brasil irá oferecer uma visita guiada no circuito do AquaRio e realizar uma oficina inédita de identificação de peixes na qual os participantes, crianças ou adultos, poderão reconhecer as características dos peixes recifais e das espécies mais comumente encontradas na Baía de Guanabara. Haverá ainda uma Oficina de Origami direcionada para iniciantes com pouca ou nenhuma prática na arte de dobrar papéis, além de desenho, pintura e criação para as crianças.
Números sobre a conservação marinha
Com patrocínio da Petrobras, a Rede Biomar realiza ações conjuntas que já envolveram mais de nove milhões de pessoas em atividades de sensibilização e educação ambiental; produziram mais de 720 publicações técnicas e científicas; apoiaram a elaboração e execução de seis Planos de Ação Nacionais; participaram de mais de 2.230 fóruns nacionais e internacionais.
Serviço
Exposição fotográfica "Biomar: um legado para a humanidade"
AquaRio
Praça Muhammad Ali - Via Binário do Porto, s/n - Gamboa, Rio de Janeiro