TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Bienal do Livro carioca inicia nesta sexta (3) com expectativa boa para o setor literário

Pavilhão no Riocentro ficará aberto até 12 de dezembro

Por Gabriel Gontijo em 02/12/2021 às 21:00:03

Foto: Divulgação

Se no início do ano ainda havia muitas incertezas a respeito da realização de eventos no país em virtude do cenário causado pela covid-19, ao menos 2021 está encerrando com uma certeza. A Bienal do Livro do Rio de Janeiro vem aí! A tradicional feira literária começa a receber o público nesta sexta-feira (3), a partir 17 horas, no Riocentro, em Curicica, Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

Assim como nas bienais anteriores, a desse ano tem estandes para atender a todos os gostos de todas as idades. Também há espaço para lançamentos com foco no ensino escolar, como são as obras da Editora Colli Books. Abordando o universo infantojuvenil com livros especiais para entreter a garotada e paradidáticos que abordam temas transversais de maneira lúdica, o catálogo é preparado cuidadosamente atendendo às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especialmente direcionado às escolas. Os professores que comprarem seus títulos podem acessar o site e baixar o material de apoio didático que acompanha os literários.

O selo também oferece livros para o público adulto, incluindo ficção, romances e poemas. De acordo com Isa Colli, escritora e diretora da Colli Books.

“É uma honra participar da Bienal com a nossa parceira, Cataventos. Esse evento é muito importante porque movimenta o mercado editorial, além de reunir o melhor da literatura em nosso país”, comenta a escritora.

O acervo da editora poderá ser encontrado no estande da Distribuidora Catavento, localizado no Boulevard do Livro, na Rua B, Pavilhão Laranja.

Petrobras marca presença

E se o assunto é universo infantil, a Petrobras vai apresentar uma programação especial para as crianças durante todos os dias do evento. A empresa vai realizar em seu espaço atividades como contação de histórias e confecção de caricaturas. Por causa da pandemia, o local terá controle de acesso para evitar aglomerações. A abertura da programação especial será no sábado (4), com duas apresentações do teatro de bonecos Giramundo: 11h e 14h30 . No domingo, será a vez do espetáculo Bichos Dançantes, da Focus Cia de Dança - às 11h, 12h10 e 13h10 – que contará também com sessões de autógrafos com Alex Neoral e fotos com personagens. Na segunda-feira (6), às 14h, a bailarina Ana Botafogo vai contar a história do Lagos dos Cisnes para as crianças.

Na sexta-feira (10), o espaço recebe, às 15h, a oficina de criação de gifs com equipe da animação Maréu. No sábado (11), as crianças poderão assistir a peça A Rainha, também em dois horários: 11h30 e 16h30. Já a contação de história do longa de animação “Teca e Tutti – uma noite na biblioteca” e o bate-papo com o diretor Tiago Mal acontece no sábado (11), às 17h, e domingo (12), às 10h30. A Orquestra Petrobras Sinfônica leva a série “Sons da Primavera” para o encerramento da programação do Espaço Metamorfoses, às 15h do domingo (12).

Participação de ídolo do Flamengo como escritor

A Editora Gente é mais uma que estará presente no Riocentro e com publicações de diferentes gêneros. Fundada em 1984, a editora participa de bienais do livro há mais de três décadas. Para a CEO da empresa, Rosely Boschini, estar na Bienal significa aproximar-se ainda mais do leitor, para descobrir cada vez mais informações sobre ele e assim investir em conteúdo mais certeiro e útil.

“A bienal também é o momento de ver in loco o entusiasmo de nossos leitores com os livros que publicamos e apreciar nossos autores brilharem nos salões de ideias. Além disso, por ser a primeira após a retomada dos eventos presenciais, ela terá o mérito de reforçar nossa crença na possibilidade de estarmos novamente próximos dos nossos leitores”, destaca.

Dos autores que estarão à disposição do público, um deles é bem conhecido do torcedor carioca, em especial do rubro-negro. Isso porque o camisa 10 do Flamengo, Diego Ribas, acaba de lançar pela editora o livro Momentos Decisivos, onde conta toda a sua trajetória de sucesso, os obstáculos enfrentados como jogador e as lições aprendidas. O livro foi feito em parceria com o jornalista Cahê Mota, setorista do clube pelo portal ge.com.

A editora estará localizada no estande 11-I10, rua I (uma das principais), setor azul, pavilhão 3.

Audiolivros também têm espaço na bienal

Conhecidas por serem obras gravadas com som, os audiolivros (também chamados de audiobooks) têm um público cativo. Pensando nesse perfil, a Tocalivros vai disponibilizar tablets e fones de ouvido para que o público possa experimentar parte dos mais de 2,5 mil audiolivros da plataforma.

Todo o trabalho de produção da editora será apresentado ao público e a empresa também pretende oferecer combos promocionais com brindes para quem adquirir a assinatura ilimitada no local. Uma dessas iniciativas é o painel instagramável e psicodélico, em referência ao audiolivro Parasita, de Arthur Conan Doyle, do selo Tocalivros Clássicos, que será colocado no estande, no qual as pessoas poderão filmar e fotografar. Os visitantes que postarem um story do Instagram marcando a @tocalivros terão direito ao acesso à plataforma por 14 dias grátis.

Segundo o sócio-diretor da Tocalivros, Ricardo Camps, a expectativa é de que pelo menos 20% do público total estimado em 300 mil pessoas visitem o espaço nos dez dias de evento.

“Será uma excelente oportunidade de fomentar esta nova forma de literatura e mostrar para os amantes de livros que o áudio é uma opção viável e acessível para todos”, prevê Ricardo.

Professora aproveita estreia no evento para lançar segundo livro

Por ser um espaço aberto a todos os escritores, a Bienal também abre as portas para quem participa do evento pela primeira vez. Esse é o caso da professora Vanessa Andrade, que dá aulas nas escolas redes municipais de Maricá e Itaboraí. No dia 9, ela lançará seu segundo livro infantil “O presente perfeito de Gimbya”, no estande da Editora Proverbo.

A autora deu protagonismo as mulheres como uma forma de homenagear as referências femininas de sua família.

“Gimbya mostra que nós, meninas e mulheres, podemos ser o que nossa imaginação desejar, e que o verdadeiro presente perfeito não tem preço, mas valor, carinho e afeto”, pontua Vanessa.

Vanessa Andrade é professora de escola pública e participa da Bienal pela primeira vez. Foto: Divulgação

Na Bienal o pequeno leitor também terá a oportunidade de conhecer seu primeiro livro infantil IrmãoZinho IrmãoZão, lançado em setembro deste ano.

Prefeitura do Rio aborda literatura negra

Uma arena para receber artistas, pais, educadores, pesquisadores, estudiosos, contadores de histórias, mediadores de leitura e autores. A Prefeitura do Rio terá um estande em um espaço de cem metros quadrados onde vai promover, através da Secretaria Municipal de Cultura, a 29ª edição do festival Paixão de Ler, convidando nomes da literatura negra que tratam de identidades, representatividades e ancestralidade, entre outros elementos.

Com capacidade para até cem pessoas, o estande também será ocupado por ações das secretarias da Mulher, da Juventude e de Governo e Integridade Pública (Fundação Planetário, RioFilme, Diversidade Sexual e Igualdade Racial), que se alternam no período de funcionamento: das 10h às 22h.

A Secretaria Políticas e Promoção da Mulher vai promover Diálogos entre gerações: escritoras e artistas negras Griots dialogam sobre suas trajetórias de vidas e produções artísticas, com mediação de mulheres das novas gerações. A primeira mesa, no sábado (4), juntará a artista e ativista Trans, Denise Thaina, e uma estudante Trans da rede municipal no debate.

Ao final de cada encontro, o público participa de uma dinâmica de escrita criativa para a produção de um tweet sobre a realidade desejada para o futuro. Os cinco melhores do dia serão publicados nas redes sociais da Secretaria da Mulher, com o objetivo de estimular o impulsionamento de mais vozes comunicadoras.

Informações sobre estacionamento

Os visitantes que forem de carro à XX Bienal Internacional do Livro Rio, no Riocentro, poderão pagar o estacionamento nas máquinas de atendimento e caixas físicos, que aceitam todos os tipos de cartões de crédito e débito. Em dinheiro, somente nos caixas físicos.

Para evitar filas, a empresa responsável pelo serviço, Indigo Brasil, informa que os visitantes podem optar por qualquer ponto de pagamento, ou pelo App Park Indigo BR, assim que acessarem o local. O valor será de R$ 30,00 e não haverá venda antecipada de vagas.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.