TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Chefs ensinam reaproveitamento dos alimentos a alunos de escolas públicas de Niterói e São Gonçalo

Pedro Assis e Maristela Sodré ensinaram dicas gastronômicas para alunos do ensino médio

Por Portal Eu, Rio! em 09/12/2021 às 11:34:40

Pedro Assis, Maristella Sodré (ambos de camisa verde, agachados, segurando placas)e os alunos do Colégio Nata no festival feito em São Gonçalo (Foto Márcia Moreno)

idealizador do Festival Raízes, Pedro Assis voltou às origens natais no último sábado (4) junto com a chef Maristella Sodré em uma visita a alunos de escolas públicas de Niterói e São Gonçalo, ambas as cidades localizadas na Região Metropolitana do Rio. Niteroiense de nascimento, ele procurou mostrar aos estudantes informações sobre alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos para evitar o desperdício.

As escolas que receberam a visita da Chef foram o Colégio Estadual Baltazar Bernardino; Colégio Estadual Aurelino Real e Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Niterói, e o Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz NATA (Núcleo Avançado de Educação e Tecnologia de Alimentos), em São Gonçalo.

Para desmistificar a ideia de que a alimentação saudável é cara, sem gosto e difícil de fazer, Maristella conversou com alunos de 15 a 18 anos e professores sobre como os alimentos podem ser aproveitados integralmente, inclusive talos, sementes e cascas em receitas fáceis e práticas. Também, deu dicas de como substituir a carne vermelha sem perder o prazer de comer e opções de alimentos baratos e saudáveis, uma vez que 55,2% dos lares brasileiros encontram-se em estado de insegurança alimentar, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

Ao final do bate-papo, foi realizada uma gincana divertida sensorial com os olhos vendados, para os alunos adivinharem quais alimentos eram os que estavam comendo. Cada participante ganhou sementes oferecidas pela Isla Sementes e pela Enel Distribuição Rio.

Além das ações sociais em escolas, o Festival Raízes tem a iniciativa de combater a fome. Durante a transmissão do evento – que foi gratuito – através de um QR Code, as pessoas puderam escanear para fazer doações à Gastromotiva, projeto apoiado pelo Festival através do portal Para Quem Doar, plataforma de impacto social da Rede Globo. No ano passado, por meio do evento, foram doadas mais de 2 mil refeições.

Festival teve o apoio de Ana Maria Braga

Este ano o Festival Raízes foi realizado de forma online, em transmissões ao vivo no Instagram, Facebook e Youtube da apresentadora Ana Maria Braga nos dias 03, 04 e 05 de dezembro. Com receitas fáceis e simples de fazer, os chefs Raquel Novais, Maristella Sodré e Rui Morschel ensinaram o público a fazer comidas saudáveis e que tenham o aproveitamento integral dos alimentos.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.