TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Senai exibe inventos que podem prevenir acidentes de trânsito com motocicletas

Outros projetos de alunos serão apresentados durante o evento

Por Portal Eu, Rio! em 15/12/2021 às 08:37:57

Mostra Senai seleciona os melhores projetos regionais. Foto: Firjan

A Firjan apresenta nesta quarta-feira (15), às 15h, a Mostra SENAI, com 14 projetos de inovação como o o desenvolvido pela equipe do SENAI de Nova Iguaçu, o "Sensor Cap", um sensor de moto que emite sinais sonoros no capacete para alertar o condutor sobre obstáculo de trânsito. O evento será transmitido pelo Youtube.

O objetivo da iniciativa é desenvolver inovações aplicadas a necessidades de empresas que seguem os Objetivos de Desenvilvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Os oito projetos selecionados serão pré-acelerados de janeiro a abril de 2022, e receberão uma consultoria para ajudar na fase de incubação das ideias.

Outro projeto de destaque é o “Sistema Inteligente de Limpeza para Piscinas (SILP)”, do grupo da Firjan SENAI Jacarepaguá.

“É uma oportunidade diferenciada para quem participa. É uma chance de apresentarem seus projetos para fora da unidade SENAI e ganharem visibilidade de mercado”, avalia Fernando Pinto, coordenador de Tecnologia de Educação Profissional e Certificação da Firjan SENAI.

As equipes vão apresentar seus pitchs ao vivo para defender seus projetos e mostrar seus protótipos. Oito projetos serão selecionados. Participam alunos das unidades Maracanã, Jacarepaguá, Santa Cruz, Vicente de Carvalho, Barra Mansa, Nova Friburgo, Nova Iguaçu e São Gonçalo.

Todo esse movimento é baseado na metodologia SENAI de Educação Profissional.

“Existe uma estratégia evolutiva de desenvolvimento de projetos integradores. Para isso, foi criada a Saga SENAI de Inovação, que se divide em três etapas: o Grand Prix de Inovação, o Desafio SENAI de Projetos Integradores e o Inova SENAI”, explica Pinto. A proposta é incentivar o maior conceito de inovação e de empreendedorismo para o aluno ter uma amplitude de conhecimento e poder ampliar sua empregabilidade.

No Grand Prix, são destinadas 24 horas para o desenvolvimento das ideias inovadoras. Para o Desafio, os alunos postam projetos numa plataforma para atender às demandas reais da indústria e dos ODS. E no Inova SENAI, são desenvolvidos projetos com potencial mais voltado ao mercado, apresentados na Mostra SENAI Nacional a cada dois anos. A adesão dos alunos é voluntária, de acordo com os critérios do edital.

A banca avaliadora é composta por pessoas do ecossistema de inovação do país, incluindo a Firjan, empresas, entre outras instituições. Os oito projetos selecionados serão pré-acelerados de janeiro a abril de 2022 e receberão uma consultoria para ajudar na fase de incubação das ideias. Em maio, no Demoday, uma nova seletiva vai afunilar ainda mais o processo e apenas três equipes seguirão na competição até o concurso final, do qual participarão concorrentes de todo o país a partir de setembro do próximo ano.

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.