Um time de mulheres do samba carioca, de todas as idades e diferentes regiões do Rio, vai embarcar no “Verão verde”, ônibus elétrico da cultura que percorre pontos icônicos de Madureira. Projeto das secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte, o tour gratuito com as damas do grupo Mulheres do Samba Notícia acontece sábado (18/12), às 11h30. O passeio começa e termina na Arena Fernando Torres (Parque Madureira), onde há sempre uma feirinha, das 9h às 18h.
O circuito tem 10km e dura 60 minutos, passando por Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; CUFA/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano.
O Paixão de Ler, festival que este ano privilegia a literatura negra, também pega carona. Sábado e domingo (19/12), a Secretaria de Cultura vai distribuir aos passageiros cem exemplares do livro “Enquanto o almoço não fica pronto”, de Sonia Rosa, com ilustrações de Bruna Assis Brasil. Ele conta a história de uma família negra que, em casa, aguarda o momento da refeição. O título foi selecionado pelo programa “Leia para uma Criança”, do Itaú Social, que comprou um milhão de exemplares para distribuir gratuitamente a organizações da sociedade civil, bibliotecas comunitárias e órgãos públicos, com foco em municípios com altos índices de vulnerabilidade social.
O público também pode embarcar nesta viagem cultural, sempre aos sábados e domingos, nos seguintes horários: 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h. Para garantir seu assento, basta acessar o Sympla: bit.ly/busculturaa. São 40 lugares.
O Rio é a primeira cidade no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural. O projeto é um pontapé do “Zonas de Cultura”, iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade, que vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais única e exclusivamente em Madureira, o coração criativo da Zona Norte carioca.
A condução dos passageiros fica a cargo da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. São técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo.