TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Vila Isabel canta a cidade de Pedro

Carnaval 2019 levará para a Marquês de Sapucaí a história imperial.

Por Marisa Gonçalves Dias em 19/10/2018 às 22:25:19

Carnaval 2019 levará para a Marquês de Sapucaí a história imperial. Pela segunda vez, Petrópolis será homenageada na Marquês de Sapucaí. Foto:

A Escola Unidos de Vila Isabel escolheu a cidade de Petrópolis como tema do seu enredo para o Carnaval 2019. Pela segunda vez, a cidade serrana do Rio de Janeiro será homenageada na Marquês de Sapucaí. A composição, assinada por André Diniz, Evandro Bocão, professor Wladimir, Júlio Alves, Marcelo Valência, Dedé Augusto e Ivan Ribeiro, apresenta o enredo "Em nome do Pai, do Filho e dos Santos, a Vila canta a cidade de Pedro".

A letra do samba-enredo conta sobre os "encantos" da cidade de Petrópolis e também de sua ilustre Princesa Isabel. Em seu contexto, fala desde o Império, passando pelo seu famoso cassino até a exuberante natureza da região. A escola do bairro de Noel será a segunda a desfilar na segunda-feira de folia. Os ensaios já começaram na quadra da azul e branco, no Rio, mas a escola já comunicou que também acontecerão ensaios na cidade imperial.

Em 2002, Petrópolis também fez parte do carnaval carioca com o enredo "Serra acima, rumo à terra dos coroados", da Escola Unidos do Porto da Pedra, também do grupo Especial. O desfile contou com a participação de vários petropolitanos e ainda teve a participação do Coral dos Canarinhos, grupo tradicional da cidade.

A Vila Isabel vem surpreendendo nos últimos anos com seus enredos e desfiles com apresentações marcantes e surpreendentes. Com uma disputa acirrada entre muitas agremiações, as escolas buscam diferenciais para conquistar o tão desejado título. Pensando nisso, escolheu um enredo CEP. Na gíria carnavalesca faz homenagem a uma Cidade, Estado ou País.

O grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro conta com 13 escolas e é transmitido para todo o Brasil e mais de 100 países. Com uma média diária de 500 mil pessoas no sambódromo, a Sapucaí movimenta, só na capital, cerca de R$ 3 bilhões com uma circulação de aproximadamente 1 milhão de turistas.

Unidos pelo passado

No início, todas as terras de Vila Isabel pertenciam à Fazenda do Macaco. O bairro, concedido pelo Barão de Drumond, foi um dos primeiros bairros projetados da história da cidade do Rio. Teve sua origem nas terras da Imperial Quinta do Macaco, que era conhecida como Fazenda do Macaco e foi doada por D. Pedro I à sua segunda esposa, a Imperatriz Dona Amélia Augusta Eugênia Napoleão de Beaucharnais.

A fazenda, que acabou ficando abandonada após a ida do casal para Portugal, foi comprada por um empresário em 1872. O nome Vila Isabel foi uma homenagem à Princesa Isabel que hoje está representada no brasão da escola de samba.

Vila Isabel é conhecida por ser um dos berços do samba brasileiro. No contexto do enredo, a princesa Isabel vem com um importante papel, fazer um elo entre Petrópolis e o samba. Por ter decretado oficialmente o fim da escravidão com a assinatura da Lei Áurea, Isabel se tornou um importante símbolo para a negritude.


POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.