Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tragédia na Bahia

Tempestade destrói comunidades quilombolas no norte baiano

Governador diz que Bahia receberá ajuda diretamente sem passar pelo Itamaraty


Tempestade destrói comunidades quilombolas na Bahia. Foto: Redes Sociais.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) visitou na manhã desta quinta-feira (30) o município de Ubaíra, onde há muitos remanescentes de quilombos e que pedem ajuda em meio ao caos provocado pelas fortes chuvas. Ele disse que recebeu ajuda até da União Europeia e que vai aceitar, mesmo sem passar pela diplomacia brasileira, apesar da negativa do presidente Jair Bolsonaro..

E qualquer ajuda é necessária neste momento. Como mostra a Coordenac?a?o Nacional de Articulac?a?o das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Em postagem nas Redes Sociais, a entidade mostra comunidades quilombolas completamente destruídas e pedindo ajuda.

“Neste momento, centenas de casas e espaços coletivos estão debaixo d'água. Milhares de famílias quilombolas estão desabrigadas e passando por necessidades básicas. Muitos quilombolas do Brasil já perderam tudo que tinham. Inclusive as suas únicas fontes de sobrevivência”, diz o comunicado nas Redes Sociais.

Rui Costa prometeu ajuda ao município de Ubaíra:

“Foi um arraso completo. Vamos ter que ajudar a reconstruir a cidade. Estou conversando com o prefeito. Muitas vezes, não vai poder ser feito no mesmo lugar”, disse..

Outro município bastante afetado é Ibipeba. Localizado a 512 quilômetros da capital baiana, a prefeitura local estima que há 2 mil desabrigados por conta das enchentes.

Diante da grave situação das comunidades, a Conaq lançou uma campanha de doações nesta quarta-feira (29). A organização monitora as comunidades localizadas na Bahia, Minas Gerais e Goiás. As doações podem ser feitas em dinheiro através da conta Pix CNPJ: 27 101 102 0001 50 Caixa econômica federal: Ag 0002 Op 003 Cc 5085-2, em nome da Associação Nacional de Quilombos para Cooperação – Negra Anastácia.

Já em Minas Gerais, a previsão é de que a tempestade que cai sobre a Bahia vai chegar no estado em breve. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (30) dois alertas de chuvas intensas e um de tempestade para 676 municípios mineiros. Desse total, 558 possuem grau de perigo, segundo o instituto, enquanto 113, "perigo potencial", e cinco alertas de tempestade.

Ajuda internacional

Além de estados brasileiros, há mobilização internacional para auxiliar o povo baiano. Sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro, que recusou ajuda dos argentinos, o governador da Bahia lamentou a recusa. Rui Costa disse que o governo baiano vai aceitar qualquer ajuda sem necessidade de passar pela diplomacia brasileira .

Ouça no Podcast Eu, Rio! o governador Rui Costa sobre a ajuda vinda do exterior para os desabrigados das chuvas na Bahia.


Governo da Bahia

Governador Rui Costa Tempestade Bahia Quilombo Quilombola

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!