Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mais críticas

Consulta pública sobre vacinação de menores usou dados defasados

Secretário de Educação do Rio revela que Brasil tem 15 milhões de crianças a mais


Fotos: Divulgação Ministério da Saúde

A Consulta Pública realizada pelo Ministério da Saúde para vacinação contra Covid das crianças de 5 a 11 anos, encerrada neste domingo (03), utilizou números muito distantes da realidade brasileira, usando como referência o Censo de 2010, realizado há mais de uma década, quando existiam 20 milhões de crianças no grupo analisado. De acordo com o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, a última estimativa populacional do IBGE, em 2021, indica que já existiam 35,2 milhões de crianças de 5 a 11 anos, número 76% superior.

“A Consulta Pública nesta pauta já não fazia sentido, visto que o órgão competente, a Anvisa, já deu parecer científico a favor da vacinação das crianças. Vemos agora também que o que foi apresentado para sociedade não condiz com a urgência e a real necessidade de garantir a proteção de mais de 35 milhões de crianças”, alertou o Secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.

Depois da grande quantidade de críticas ao Ministério da Saúde por abrir Consulta Pública, num tema já aprovado cientificamente, a defasagem nos dados do documento traz preocupação para os gestores públicos, que alertam para dois pontos:

1- A própria Consulta Pública sobre a vacinação foi prejudicada ao apresentar como base um cenário não real.

2- Fica a dúvida sobre o risco do Ministério da Saúde distribuir um quantitativo de doses totalmente insuficiente para a necessidade da população de 5 a 11 anos de idade.

“A gente espera que, além dessa ideia completamente amadora e desnecessária que é a Consulta Pública após aprovação da Anvisa, esse cenário defasado colocado pelo Ministério da Saúde não atrapalhe uma vacinação segura e eficaz de todas as crianças brasileiras. A vacinação das crianças é um direito de cada uma delas e não vamos permitir que elas sejam privadas de uma vacina que já existe e está aprovada para uso”, alerta o Secretário do Rio, Renan Ferreirinha.

A estimativa populacional é um cálculo realizado pelo IBGE. O cálculo é baseado em um modelo matemático que tem como base a variação populacional entre um censo e outro (p. ex. 2000 / 2010), a taxa de crescimento e os registros civis de nascimentos e mortes.

As estimativas de população têm influência direta, por exemplo, no repasse dos recursos públicos para os estados e municípios. A distribuição dos recursos, calculada pelo TCU, na divisão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outros indicadores sociais e econômicos tomam como base as estimativas de população.

Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura Rio

Renan Ferreirinha Secretário de Educação Consulta pública Vacinação de Crianças covid

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!