Farmácias de todo Brasil estão sem estoque de testes rápidos para a covid-19. A procura durante o mês de dezembro superou as expectativas e levou ao desabastecimento em algumas localidades.
Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, o aumento chegou a 100% se comparado ao mês de novembro. Sérgio Barreto, presidente da Abrafarma, esclarece que além do aumento na procura, os testes positivos também cresceram consideravelmente, com cerca de 26% e testes positivos em dezembro contra 6% em novembro.
A segunda quinzena de dezembro foi intensa e mais de 229 mil testes em farmácias foram feitos, superando em 50% a primeira etapa do mês, quando 177 mil exames foram realizados.
A alta procura para testagem está ligada às comemorações de fim de ano, férias escolares e aumento de pessoas com sintomas gripais, devido ao vírus da gripe e também à variante Ômicron do coronavírus.
O médico infectologista Julival Ribeiro acredita que essa alta procura de testes deve continuar nos próximos dias devido às férias escolares. Esse aumento na procura por testes rápidos para covid-19 aconteceu em farmácias particulares.
O Ministério da Saúde, por meio de nota, informou que ampliou, em setembro, o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19. O plano recomenda que estados e municípios apliquem os testes em pessoas com e sem sintomas da doença.