TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Peça "A Última Aventura é a Morte" estreia nesta quarta no CCBB

Temas como terrorismo internacional e o neonazismo estão entre os temas do espetáculo

Por Gabriel Gontijo em 24/10/2018 às 13:06:24

Foto: Simone Rodrigues

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio, recebe nesta quarta (24), às 19h30, a estreia da peça "A Última Aventura é a Morte", com a direção de Miguel Vellinho. Em formato de instalação cênica, a peça é apresentada para o público em 360 graus. A cena circunda o espectador através de um engenhoso quadrilátero de balcões - que fica a 1m80 do chão - abertos e fechados sucessivamente pelos próprios atores, que também irão manipular bonecos.

A peça é uma adaptação livre do poema "Nota 409", de autoria do falecido escritor alemão Heiner Müller. Trata-se da primeira tradução deste poema no Brasil, feita por Leonardo Munk..Temas como terrorismo internacional, fluxo de refugiados e discursos extremistas na sociedade contemporânea são abordados no espetáculo. Entre os acontecimentos narrados na adaptação estão o presídio de Abu Ghraib, internacionalmente conhecida como centro de torturas de iraquianos, os atentados terroristas nos EUA em 11 de setembro de 2001 e o crescimento do neonazismo no mundo.

O grupo responsável pela peça teatral é a Companhia PeQuod, que além de atuar também vão integrar-se ao mesmo espaço com seis bonecos durante a encenação. A montagem tem no elenco os atores Liliane Xavier, Mariana Fausto, Miguel Araújo, Paulo de Matos, Maksin Oliveira e Diego Diener. Os cenários são de Dóris Rollemberg, os bonecos foram criados por Bruno Dante, a iluminação é de Renato Machado, os figurinos de Kika de Medina, a direção de movimento é de Bruno Cezario, direção musical de Felipe Storino e o videografismo assinado é dos Irmãos Vilarouca. O ator Osmar Prado faz uma participação especial narrando o poema.

A entradas para "A Última Aventura é a Morte" estão R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia. A duração da peça é de 45 minutos e a classificação é de 18 anos. O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3808-2020

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.