Pesquisa InfoGripe da fiocruz divulgada nesta terça-feira (25) indica que os casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), independentemente da presença de febre, apresentam sinal forte de crescimento em todas as faixas etárias, com crescimento dos casos de covid-19.
A pesquisa revela ainda que a tendência de alta no número de casos teve início em dezembro de 2021. Vinte e cinco Unidades da Federação apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de SRAG considerado muito ou extremamente alto.
O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, revela que os casos de gripe estão dando lugar aos casos de covid-19:
“A gente vê que a gripe passa a ser cada vez menos frequente nessas internações, enquanto a covid vem predominando e ganhando terreno nas capitais. Infelizmente, nós mantemos o sinal de crescimento no número de novos casos na imensa maioria dos Estados. Com exceção apenas para os estados do Espírito Santo e Rondônia”, disse.
De acordo com a última pesquisa do InfoGripe, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 23,4% Influenza A, 0,2% Influenza B, 3,9% vírus sincicial respiratório, e 65,2% Sars-CoV-2 (Covid-19).
O crescimento ocorre em todas as faixas etárias da população adulta, desde o final de novembro e início de dezembro, até o presente momento.
Ouça no Podcast Eu, Rio! O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, sobre o avanço de casos de gripe e de covid-19 nas regiões do país.
Fonte: Fiocruz