Um e-mail com falso remetente da Justiça Eleitoral está enganando eleitores na internet. No texto, o e-mail convoca os eleitores para serem mesários e preencherem um formulário. Além de ser convocado, o candidato é solicitado a comparecer em um treinamento obrigatório em São Paulo.
“O Sr.(a) foi convocado para trabalhar nas eleições gerais de 2018 2º turno, deverá comparecer no são principal do fórum da cidade. O treinamento acontecerá nos dias 25 e 26 de Outubro.”
A fraude usa ainda tons de ameaça e urgência. A mensagem diz também que o não comparecimento do eleitor acarretará no cancelamento do título do eleitor e a suspensão do CPF. Ao fim do e-mail, o texto completa dizendo “ Mesário o Brasil precisa de você”.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o órgão não envia e-mails para comunicar o cancelamento de títulos. Apenas os tribunais regionais eleitorais do Rio Grande Sul, Goiás e Santa Catarina enviam e-mails para recrutar e avisar os mesários mediante autorização do convocado.
Internautas que receberam e abriram o e-mail foram orientados a clicarem no anexo e a instalarem um programa no computador. Após o login, o usuário é obrigado a informar os seus dados, que são roubados pelos criminosos que montaram o golpe.