TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Professor da UFF cria canal para ajudar alunos do ensino médio com dificuldades em Química

Alunos aprendem aulas de Química de forma interativa e ainda tiram dúvidas do ENEM

Por Leonardo Pimenta em 26/10/2018 às 10:23:00

Leonardo dando aula em seu canal do YouTube (Foto: Reprodução de YouTube)

O professor universitário de Química da UFF e da UEZO Leonardo Costa, de 36 anos, criou um canal no YouTube para ajudar alunos dos ensinos médio e fundamental. O Canal, chamado Fórmula de Soluções, foi construído em janeiro deste ano, tem 1116 seguidores e possui 64 vídeos gravados.

O professor ensina Química de uma forma clara e descontraída, demonstrando que ela está presente no dia a dia em um simples churrasco ou em uma espuma de carnaval, além de responder às dúvidas dos alunos que estão realizando o Enem e prestando vestibular para diversas universidades.

A ideia do canal surgiu após Leonardo, estando há 5 anos como professor universitário, perceber que muitos dos seus alunos tinham grande dificuldade em questões básicas de Química e, ao final, acabavam desistindo do curso. O educador, preocupado com a situação, decidiu, então, fazer videoaulas para ajudar seus alunos a entender melhor as fórmulas químicas. Ao observar que estudantes de outras turmas começaram a se interessar pelo conteúdo, passou a divulgar seu trabalho em outras universidades e escolas de ensino médio e fundamental.

Segundo Leonardo, o canal possui três metodologias de trabalho: as videoaulas, onde ele ensina o conteúdo e, ao final, passa exercícios para que os alunos treinem; vídeos com curiosidades, onde ele mostra que a química está presente em tudo que fazemos na vida; e o quadro "brincando química", onde ele propõe experimentos que qualquer um pode fazer em casa, com ingredientes usados na cozinha e, ao final, explica porque acontecem as reações químicas.

Leonardo Costa afirma que tem como regra escutar os alunos que seguem o seu canal e sugerem temas para videoaulas e, a partir daí, busca resolver os exercícios sugeridos e ajudar aqueles que estão prestando o vestibular e a prova do Enem. Ele pretende, com esse trabalho, dar uma motivação extra aos alunos, mostrando que a química é interessante e prazerosa.

Professor realiza experimentos químicos e palestras para estudantes de escolas

O professor Leonardo Moreira Costa é graduado em Farmácia Industrial e Homeopatia e possui doutorado em Química pela Universidade Federal Fluminense. Além de desenvolver o conteúdo para o canal em todas as universidades públicas do Rio, também percorre escolas de ensino médio e fundamental de todo o estado, divulgando o trabalho e motivando os alunos a estudar Química, através de palestras ou realizando experimentos na prática.

No Centro Educacional Alexis Novelino, em Cabo Frio, por exemplo, o professor conversou com alunos e realizou experimentos de química, como o vulcão de bolhas, a torre de líquidos e a construção de moléculas, utilizando jujubas e palitos de dente.

Outro trabalho foi no Colégio Estadual Dr. João Gomes de Mattos Sobrinho, em Maricá, onde Leonardo conversou sobre Química em um Seminário e apresentou o conteúdo do canal.

No Colégio Estadual Sarah Kubitschek, em Campo Grande, Leonardo Costa participou do Dia Mundial da Limpeza e abordou o descarte inadequado de óleo de cozinha, lâmpadas fluorescentes, resíduos sólidos, pilhas e os efeitos deletérios que esse material pode causar ao meio de ambiente.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.