Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) deflagram, nesta sexta-feira (11/02), uma operação para demolição de prédios construídos e financiados pela milícia que atua na localidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste.
Também participam da ação da FT-1000, a Força-Tarefa dos Mil Milicianos Presos, agentes da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.
As investigações em curso na DPMA apontam construções irregulares financiadas por milicianos no Condomínio Bosque da Pedra, no bairro Anil. Em três edifícios em construção - de nove, seis e quatro andares - foram investidos cerca de R$ 15 milhões. Segundo os agentes, o lucro previsto é de até três vezes mais do que o investimento.
A operação é um desdobramento do programa do Governo do Estado de retomada de territórios, o Cidade Integrada, tendo em vista que se trata da mesma milícia que atua na região da Muzema.
Os inquéritos policiais seguem em andamento na DPMA para identificar todos os responsáveis pelo parcelamento irregular do solo urbano e demais crimes cometidos.
O Secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, disse que a Prefeitura vai continuar a combater as construções irregulares. Em 2021, foram 440 demolições. este ano, o número ultrapassa 100 unidades.