Para quem gosta de futebol e espera quatro anos para assistir o que o futebol mundial tem de melhor, hoje foi um dia para apagar logo da memória. Pior do que assistir ao inferno astral da Argentina ou a falta de um futebol empolgante do Brasil, foi assistir a eliminação da Alemanha na primeira fase da Copa do Mundo, justamente para a Coreia do Sul, que perdeu os dois primeiros jogos e só foi à Rússia para eliminar os alemães, último campeão mundial. Quer mais? Os alemães ficaram em último do Grupo F, que teve Suécia e México classificados.
Com a bola no chão, a Alemanha cadenciou o ritmo em excesso. Deu sono. A falta de objetividade dos alemães facilitava o trabalho dos coreanos, que roubavam a bola e tocavam rápido para o ataque. Aos 17 minutos, Neuer quase sofre um frango ao tentar segurar chute de Jung. Confusa, a equipe alemã não se encontrava em campo.
Quem pensou que tudo mudaria na etapa final, ficou só na vontade. A situação piorou ainda mais com a informação de que a Suécia vencia o México por 3 a 0. O desespero tomou conta da equipe alemã, que chutava de qualquer maneira e a qualquer distância para tentar o gol.
Quando o árbitro assinalou seis minutos de acréscimos, muitos sentiram um fio de esperança. Longe disso. A Coreia aproveitou e marcou duas vezes. No primeiro gol, contou com o auxílio do VAR. No gol, que colocou pá de cal nas pretensões da Alemanha, Son quase entra com bola e tudo dentro do gol. Vexame alemão.
No outro jogo, a Suécia surpreendeu e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo. Os suecos foram superiores durante os 90 minutos e venceram a seleção mexicana por 3 a 0, em Ecaterimburgo, terminando em primeiro do Grupo F. O México decepcionou e quase não ameaçou o gol adversário, mas conseguiu a vaga para as oitavas por conta do saldo de gols.
FICHA TÉCNICA
COREIA DO SUL 2X0 ALEMANHA
Local: Kazan Arena, em Kazan (RUS)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Auxiliares: Frank Anderson (EUA) e Joe Fletcher (CAN)
Público: 41.835 pessoas
Cartões amarelos: Woo-Young, Lee Jae-Sung, Seon-Min, Son (CDS)
Cartões vermelhos: -
Gols: Kim Young-Gwon (47 do 2ºT) e Son (49 do 2ºT)
COREIA DO SUL: Woo Choo; Lee Yong, Yun, Hong, Y Kim; Jung, Jang, Koo (Hwang); Lee Jae-Sung, Moon (Se-Jong) e Son. Técnico: Shin Tae-yong.
ALEMANHA: Neuer; Kimmich, Süle, Hummels, Hector (Brandt); Khedira (Mario Gómez), Kroos; Goretzka (Müller), Özil, Reus; Werner. Técnico: Joachim Löw.