Uma quadrilha que tem aplicado vários golpes se passando por fiscais do Procon está fazendo vítimas em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Segundo o órgão, o dono de um tradicional restaurante na Passagem foi enganado pelos falsos agentes.
De acordo com a coordenadora municipal do órgão de Defesa do Consumidor, Mônica Boniolli, o comerciante informou ao Procon que há cerca de dez dias ele recebeu o telefonema de um homem que se identificou como fiscal da instituição. Após informar que haveria uma fiscalização prometeu deixar o restaurante fora da “inspeção” se o dono do estabelecimento pagasse a quantia de R$ 1.500 ao Procon.
O falso fiscal informou ainda o número de uma conta na Caixa Econômica Federal em nome de Anderson L. Oliveira para que fosse feito o depósito. Ao receber a denúncia, a coordenadora Mônica Boniolli afirmou que o Procon não avisa os locais quando eles serão fiscalizados e que em hipótese alguma pede valores aos empresários para evitar vistorias. A coordenadora pede aos comerciantes que não aceitem esse tipo de contato.
“Nunca deem dinheiro a ninguém que se apresente em nome do Procon. Ao contrário, denunciem e chamem a polícia. O órgão não cobra para evitar que qualquer estabelecimento seja fiscalizado”, orientou a coordenadora.
O Procon disponibilizou dois números para receber denúncia da população: (22) 2645-4799 ou (21) 2216-8686.