Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Segurança

Guarda Municipal promove curso especial de Ações de Controle de Distúrbios

Aulas são focadas para os agentes atuarem em situação de estresse.


Foto: Fernando dos Santos

 O Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal do Rio realiza, a partir desta segunda (29), o Curso Especial de Ações de Controle de Distúrbios, para promover o aprimoramento e a padronização dos conhecimentos técnicos e operacionais a respeito dos protocolos utilizados para esse tipo de ação. Participam da capacitação 13 guardas municipais do GOE e também cinco integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Estado do Rio de Janeiro, da Guarda Municipal de Rio das Ostras e do MetrôRio. 

Além das disciplinas tradicionais, como Deslocamento de Fração Tática, Técnicas de Combate Corporal Misto, Operações em Ambientes Confinados e Técnicas de Segurança e Defesa Civil, o curso também contará com instruções de Psicologia Aplicada, pela primeira vez na grade curricular, e Processo Decisório.

Com carga horária de 185 horas/aula, o curso contará ainda com capacitação para uso de instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO), também conhecidos como equipamentos não-letais, como pistolas de eletrochoque e espargidores. Ao término do curso, os alunos estarão habilitados a utilizar os equipamentos. A grade curricular conta ainda com aulas de Ações de Segurança em Defesa Civil, Ações com Cães, Uso Progressivo da Força e Segurança de Áreas e Instalações.

De acordo com o comandante do grupamento, Subinspetor Alex Abrantes, ss matérias foram incluídas com a finalidade de capacitar os agentes a manter o autocontrole para agir com mais segurança e também a tomar as decisões em situações de estresse e de tumulto.

“Durante um distúrbio ou tumulto, muitas vezes as ações podem ser motivadas por paixões, como o amor por um time ou uma convicção religiosa ou política. Queremos auxiliar os agentes a se colocarem no lugar do outro, a não levar as atitudes para o lado pessoal, o que com certeza ajudará a contornar o estresse e também ajudará na tomada de decisões”, explicou o comandante.

Para participar do curso especial, os alunos tiveram que passar por um teste de aptidão física (TAC), de caráter eliminatório. O curso terá duração até o dia 21 de novembro.

Curso Guarda Municipal Rio de Janeiro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!