Nesta terça (26), foi verde e branco a roda de samba do grupo de compositores "Samba na fonte", realizada no Botequim Vaca Atolada, na Lapa. O homenageado foi Tiãozinho da Mocidade que mostrou seus sambas, 'Ziriguidum', 'Vira virou', entre outros. A apresentação também contou com a presença de Marcão Dicró, filho do Dicró, compositor da Beija-Flor, de Geisa Ketti, filha de Zé Ketti, e entre outras personalidades do samba.
Segundo Mário Junior, vice-presidente dos compositores do "Samba na Fonte", "O repertório que a gente usa, os compositores do 'Samba na fonte', é de composições inéditas e autorais. Mas na hora da homenagem, o convidado, no caso o Tiãozinho, canta seus sucessos de carreira, sambas que ele ganhou na Mocidade Independente de Padre Miguel."
O "Samba na Fonte" é um movimento que existe há onze anos, sendo oito na Rua Gomes Freire, 533. " É um movimento para divulgar os compositores sem mídia. É um dos poucos espaços que tem no Rio de Janeiro. Então a gente reserva essa roda de samba só para compositores, para ter um diferencial, um refúgio para a galera mostrar seu trabalho, e em toda última terça do mês, tem um convidado", conta Mário Junior.
As primeiras terças-feiras trazem o projeto 'Terças-feiras dos independentes'. . "Estamos apoiando artistas independentes que tem um CD gravado, que não tem muito espaço para lançar. Então vai lá e lança o CD na roda de samba. Vamos fazer as 'Herdeiras do Samba' com Geisa Ketty, filha do Zé ketty; Selma Candeia, filha do Candeia; Eliane Faria, filha do Paulinho da Viola; Mônica Trepte, filha do Casquinha da Portela; e Eliane Duarte, filha do Mário Duarte. São filhas de grandes compositores do mundo do samba, que se reuniram para fazer um grupo."
O projeto das Herdeiras tem como filosofia ser uma roda de samba de resgate, fortalecimento do toque de reunir e confirmar a herança dos ancestrais. Encabeçadas por Geisa ketti, filha de Zé Ketti, grande compositor do samba 'Eu sou o samba'. Elas estarão no projeto "Samba na Fonte", no próximo dia 3, a partir das 19h.
O grupo "Samba na Fonte" tem a prática de prestigiar a imprensa também. "A gente costuma homenagear o pessoal da imprensa que apoia o samba. Nós já homenageamos Adelson Alves, Rubem Confete, entre outros", relata Mário Junior.