O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou, na última semana, uma queda de 0,1% do comércio varejista em dezembro de 2021. Ainda assim, houve um crescimento de 4,1% comparado ao mesmo período de 2020. Foi o quinto ano consecutivo de resultados positivos para o volume de vendas no varejo e o resultado foi bem próximo dos dois anos anteriores, que registraram alta de 1,2% (2020) e de 1,8% (2019).
A alta da inflação, a lenta retomada da economia e até mesmo o aumento dos casos de Covid são fatores que impactam neste crescimento. Segundo o especialista em Empreendedorismo e Novos Negócios da Solução Consultoria Empresarial, Yan Yuri, já era esperado esse resultado.
“A alta da inflação juntamente com a demora da retomada economia no cenário pós pandemia e o movimento natural da queda de vendas no período de pós natal são as principais justificativas para a queda das vendas no setor do comércio”, explica Yan.
Os empreendedores devem buscar estratégias para conseguirem atingir melhores resultados, aproveitando principalmente a chegada dos próximos eventos, como o Carnaval e a Páscoa, por exemplo. “O comerciante deve focar em estratégias digitais para alcançar mais pessoas e alavancar suas vendas. É de fundamental importância usar de tráfego pago e produção de conteúdo digital diário e frequente e influenciadores para que potenciais clientes conheçam sua marca e produto e você tenha sucesso também online. Quem não está na internet, está perdendo cliente”, afirma Yan.
O especialista em Negócios Internacionais e Vendas, Paulo Rapuano, acredita que inovação é a chave para qualquer empresa sobreviver em tempos de crise. “Para o empreendedor, não pode existir medo de inovar, pensar fora da caixa, ou seja, não deixe se prender ao normal, fuja do que todos fazem no mercado. Use o que você tem disponível ao seu redor para divulgação do seu produto, como os grupos de WhatsApp, o boca a boca do vizinho e da vizinhança. Mostre o seu diferencial”, finaliza.