A Força Aérea Brasileira (FAB), sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia em face à operação especial militar da Rússia no país.
As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais. Em 2020, foi usada para o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, e em agosto de 2021, transportou apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto no Haiti.
Os ministérios da Defesa e das Relações Exteriores decidiram reservar as aeronaves da FAB para transportar os cidadãos brasileiros na Ucrânia, depois que vídeos com seus relatos tomaram as redes. Com os principais aeroportos fechados, o transporte especial seria uma maneira de evacuá-los do território.
Nesta sexta-feira (25),
um trem com brasileiros saiu de Kiev, capital ucraniana, com destino à cidade de Chernivtsi, oeste do país e próximo da fronteira com a Romênia e com a Moldávia.