Jovens moradores do Morro Azul, localizado no bairro do Flamengo, participaram nesta semana da primeira oficina de fotografia e edição de imagem oferecida pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio). A ação, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de fevereiro, e fez parte do "Fala, Juventude", projeto da JUVRio voltado para jovens de 15 a 29 anos que oferece oportunidades e possibilita o desenvolvimento de novas habilidades. As aulas foram ministradas pelo social media Thiago Guain, que apresentou lições sobre técnica de luz, manuseio da câmera, conceitos básicos de fotografia e edição de imagem.
A estudante de cinema e audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF), Larissa Marinho da Costa, ficou feliz em poder participar de uma edição mais próxima a sua residência. Para ela, as aulas do "Fala, Juventude" foram uma oportunidade de conhecer melhor sobre técnica e prática em fotografia.
— Como o curso da minha faculdade estava acontecendo na modalidade on-line, por conta da pandemia, eu senti que precisava colocar a mão na massa para entender os conceitos mais técnicos. E a oficina do "Fala, Juventude" me deu ferramentas para entender as funcionalidades de produção e edição de imagem tanto do celular quanto da câmera profissional — destacou a aluna da oficina.
Desde que foram lançadas, em 2021, as oficinas do projeto abordaram temas diversos como comunicação em saúde, teatro, produção audiovisual e fotografia na Casa da Juventude da Pavuna, na Fundação Planetário e, dessa vez, no Morro Azul. As informações sobre inscrições para as próximas edições do Fala, Juventude são divulgadas sempre pelas redes sociais da secretaria (@JUVRio).