Um festival de gastronomia não se resume a apenas servir comida e bebida, por melhores que sejam. Mas sempre oferece algo a mais no que diz respeito à cultura, à música, e outras atrações. E assim será no Sabores do Mercado, a ser realizado de 2 a 11 de novembro, no Mercado de Produtores do Uptown Barra, na Avenida Ayrton Senna 5.500, na Barra.
Presenças confirmadas, Joe Parker Jazz e Patrícia Costa vão levar ao público sambas tradicionais e de raiz, jazz, swing e ritmos como o bugalú (surgido em Nova York nos anos 60) e o filin (oriundo de Cuba nos anos 40, por influência americana), num percurso entre as décadas de 1930 e 1990. Canadense, Joe toca teclado, e a carioca Patrícia, neta de Cláudio Bernardo da Costa, um dos fundadores da Portela, tem o samba em seu DNA. Canta, dança e ainda toca percussão.
Para Joe, o mais prazeroso é poder se conectar com o público e vê-lo satisfeito com o som da dupla. A respeito do Sabores do Mercado, o instrumentista canadense destacou a chance de fazer um show em um local que traz uma experiência diferente para o público:
"Nós já tocamos no Mercado dos Produtores antes e foi ótimo. O festival tem muito futuro, e para nós, tocar num espaço desses, é uma oportunidade de acrescentar autenticidade ao nosso trabalho. É o que procuramos na música, por meio da interação com a plateia."
Não faltarão outras opções musicais para os mais diversos ouvidos, como o Trio do Mercado, formado por Rui Alvim (clarinete / sax alto), Fernando Leitzke (teclado) e Caio Márcio (violão), e que vai tocar jazz, choro e escola cubana; Groove Sessão Duo, com Anderson Moraes e Anderson Virtuoso, que levarão o pop rock nacional e internacional passando por clássicos dos anos 80 e 90, como The Smiths, The Cure, Legião Urbana, entre outros.
Um pouco de história
Atrações especiais terão lugar nas duas sextas-feiras do evento, dias 2 e 9, a partir das 11h. Nessas ocasiões, os frequentadores vão manter contato com Rodrigo Rainha, professor da Uerj e gestor nacional da área de educação do Grupo Estácio, além de curador dos projetos Rolé Carioca e Rolé Brasil.
Por meio de tais projetos, existentes há 6 anos, ele literalmente vai caminhando por regiões do Rio ou de outras cidades brasileiras, contando histórias. Algo semelhante será feito no evento gastronômico, no qual que Rodrigo Rainha falará sobre o surgimento e a importância dos mercados de produtores.
"No Sabores do Mercado, vamos conversar com os participantes do tour sobre de onde surgiu a ideia de criar mercados? Como e onde isso surgiu? Vamos procurar mostrar que isso é muito antigo e tradicional e que faz parte de uma mudança social", antecipou o professor.
"Caminhando com os participantes pelo mercado, vamos pensar em qual o papel de cada tipo de estande ou restaurante; o porquê de esse mercado ficar na Barra. Tudo isso tem uma lógica, e no nosso país, o mais antigo mercado de produtores foi organizado pouco depois da chegada da Família Real Portuguesa ao Rio nas primeiras décadas do Século 19, na Praça Quinze, onde até hoje ainda se pode ver o que restou dele", acrescentou.