A 20ª edição do Festival do Rio estreia agora à noite com um coquetel no Cine Odeon, na Cinelândia, repleta de artistas e demais personalidades do cinema brasileiro e internacional e a exibição do filme "As viúvas" (EUA) do diretor Steve McQueen. O festival exibe esse mais de 200 títulos, entre curtas e longas, documentários e ficção, sendo 81 brasileiros. Esta edição homenageia o cinema nacional, com a exibição de clássicos como "Rio, 40 graus" e "Rio Zona Norte", de Nelson Pereira dos Santos; "Pixote, a lei do mais fraco", de Hector Babenco; e "Central do Brasil", de Walter Salles Júnior.
O festival vai até o próximo dia 11 e os filmes são de 60 países. Serão exibidos em salas de cinema por toda a cidade do Rio, além de sessões ao ar livre no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, no bairro da Boa Viagem. O público poderá conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da mostra "Première Brasil", participar de debates, sessões especiais com a presença de personalidades do cinema estrangeiro, além de palestras e oficinas gratuitas no RioMarket.
A Casa Firjan, em Botafogo, será a nova sede do Festival do Rio, onde acontecerão as atividades do RioMarket, setor de negócios para profissionais da área. O espaço será também o ponto de encontro de debates, master classes e atividades paralelas abertas ao público e gratuitas. O festival oferece ainda espetáculos musicais com a Orquestra Sinfônica da Petrobras e realidade virtual.
Programação - O filme "As Viúvas", tem no elenco Viola Davis (da série Como defender um assassino), Lian Neeson e Colin Farrell, entre outros. A trama conta a história de quatro mulheres sem nada em comum, exceto uma dívida deixada pelas atividades criminosas de seus maridos mortos. Na contemporânea Chicago, em meio a um tumulto, as tensões aumentam quando Veronica, Alice, Linda e Belle assumem seus destinos em suas próprias mãos e conspiram para construir um futuro sob seus próprios termos.
Esta sexta-feira, às 13h10, na Estação NET Botafogo, há a exibição do filme Rafiki (Quênia/África do Sul/França/Holanda/Alemanha). No longa, As boas meninas do Quênia se tornam boas esposas quenianas, mas as jovens Kena e Ziki desejam algo maior para suas vidas. Apesar da rivalidade política entre suas famílias, as garotas resistem e continuam sendo amigas próximas, apoiando-se mutuamente para alcançar seus sonhos em uma sociedade bastante conservadora. Quando o amor floresce entre elas, as duas meninas serão forçadas a escolher entre felicidade e segurança. Banido em sua terra natal, o filme, a primeira produção do Quênia a ser exibida em Cannes, foi indicado ao prêmio Un Certain Regard . O diretor é Wanuri Kahiu.
No MAC, um telão vai ocupar o pátio do museu nos dias 9 e 10 de novembro (sexta e sábado), às 19h, com entrada gratuita, para exibição dos longas "Altas Expectativas"(Álvaro Campos e Pedro Paes) e"DPA, Detetives do Prédio Azul"(André Pellenz). E, nestes dois dias, excepcionalmente, a bilheteria do museu vai ficar aberta até as 19h, para quem quiser chegar antes e visitar as exposições em cartaz no museu.
O Festival do Rio é realizado através da lei de Incentivo do Ministério da Cultura, patrocínio da PETROBRAS, apoio Institucional do Sistema FIRJAN e demais apoiadores e parceiros.
Ingressos/Passaporte: Já estão à venda no site www.ingresso.com, sem taxa de conveniência. Os ingressos individuais terão seu preço valorado de acordo com cada cinema. Os passaportes serão vendidos nos seguintes formatos: Passaporte 20 - R$ 240,00, com direito a 20 ingressos Pacote 06 - R$ 68,00, com direito a 06 ingressos.
A programação completa do festival está disponível no sitewww.festivaldorio.com.br).