TOPO - PRINCIPAL 1190X148

ENEM tem balanço divulgado pelo MEC e Inep

Cerca de 75% dos inscritos fizeram as provas

Por Alexandra Silva em 04/11/2018 às 16:52:40

Foto: André Nery/MEC

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizaram uma coletiva de imprensa onde apresentaram os primeiros dados referentes à aplicação das provas do Enem 2018, neste primeiro dia.  Os dados foram apresentados pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares, e pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, em coletiva na sede do Inep, logo após, o encerramento parcial da aplicação das provas.

Neste primeiro dia de provas, 75,1% dos 5,5 milhões de inscritos para o Enem compareceram nos locais de provas. Cerca de 4,1 milhões de inscritos fizeram as provas de Linguagens; Ciências Humanas; além da redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Este ano, foi registrada a menor taxa de ausência nos últimos anos. As provas tiveram 5 horas e meia de duração e somente as provas para portadores de necessidades especiais duraram 7 horas e meia, como as provas aplicadas por vídeo prova.

“O primeiro dia de aplicação do Enem foi um sucesso. Poucas ocorrências ou incidentes que tenham prejudicado o Exame ou o participante se levarmos em conta o universo de 4,1 milhões de presentes no dia de hoje. Além disso, o menor número de ausentes desde 2009 mostra que as medidas tomadas para a inscrição consciente deram certas”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

O ministro da Educação Rossieli Soares destacou a eficiências de toda equipe envolvida no processo. Segundo ele, foram mais de 600 mil pessoas em grupos e equipes diferenciadas que trabalharam integradas na aplicação e monitoramento do Enem. Revelando o baixo número de ocorrências e problemas que pudessem impedir a realização do exame.

Ao todo, 71 participantes foram eliminados: 67 por descumprimento de regras gerais do edital e 2, em Montes Claros, Minas Gerais que foram levados a Polícia Federal, após rotina de fiscalização quando foi detectado o uso de ponto eletrônico. Os dois estavam sendo monitorados através de cruzamento de dados e monitoramento de grupos suspeitos.

Os outros problemas foram de causas naturais por conta de chuvas e alagamentos e foram resolvidos. No entanto, a queda de energia elétrica ocorrida em Porto Nacional (Tocantins) e Franca (São Paulo), fez com que cerca de 1.300 alunos não conseguissem fazer a prova, que será reaplicada nos dias 11 e 12 de Dezembro, sem prejuízo para os mesmos.

As provas do Enem 2018 continuam no próximo domingo, 11 de novembro, com as provas de Ciências e Matemática. Os gabaritos e cadernos de questões serão liberados em 14 de novembro, no site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.