TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Paulo César Pinheiro lança livro nesta terça para celebrar 50 anos de carreira

A obra também marca o início das comemorações dos seus 70 anos

Por Caroline Carvalho em 06/11/2018 às 13:23:26

Foto: Divulgação/Suzana Marques

O poeta, compositor, romancista e teatrólogo Paulo César Pinheiro lança seu nono livro, “Poemúsica”, pela 7 Letras, hoje, na Livraria Blooks, em Botafogo, às 19h. O livro marca os seus 50 anos de carreira e abre as comemorações pelos seus 70 anos, a serem completados em abril de 2019,

Para Paulo César o livro une o que ele sabe fazer de melhor, poesia e música.

“É um livro com meus dons: a poesia e a música”.

“Minha casa se divisa /De onde alcança o pensamento, / Parede é pedra de brisa, /Janela é tábua de vento.”

Os 100 versos de Poemúsica, divididos em 3 seções, são livres e não conhecem limites em questão de matéria-prima. A seção “poemétrica” exprime a faceta mais técnica e lírica do autor, enquanto “poemágica” espelha seu lado mais leve, inventivo e lúdico, com neologismos e construções surpreendentes; já “poemística” explora no conteúdo os sentidos e reveses da alma, do simbólico, do que há de nebuloso em nós.

Já no ano que vem, as comemorações do aniversário marcarão o lançamento de dois livros, um de contos, “Figuraças”, inspirado nas crônicas que fazia nos anos 70 para o jornal “O Pasquim”, e outro de poesia “Mil versos, Mil canções”, além de um álbum com músicas inéditas, e um documentário sobre ele, conduzido pelo próprio compositor.

A perspectiva de completar 70 anos, no ano que vem deixa o autor muito animado e com uma produção pra lá de afinada: “Tenho mais incontáveis livros na gaveta esperando edição. Todos escritos em cadernos de próprio punho. Pretendo publicar também minhas peças, ”Besouro Cordão de Ouro” e “Galanga Chico Rei”, ambas dirigidas por meu queridíssimo amigo, recentemente falecido, João das Neves, e tenho quase 1000 músicas ainda inéditas.” Sobre o documentário - uma produção da Terra Firme Produtora com direção de Andrea Prates e Cleisson Vidal e exibição exclusiva e inédita do Canal Curta - ele diz: “Só aceitei fazer porque serei eu falando de mim, não há terceiros falando, o que me deixa mais confortável”, antecipa Paulo César.

“Nos jornais, eu lia as colunas de Cecilia Meirelles, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Drummond, Nelson Rodrigues, Antônio Maria, entre outros, grandes referências. Eu escreveria uma coluna sobre poesia. Poderia fazer até uma por dia, transcrever um poema e comentá-lo”, diz Paulinho, que também está atento às novas gerações, através de seu perfil no Instagram @paulocesarpinheirooficial.

Sobre o autor

Nascido  no Rio de Janeiro em 1949, Paulo tem mais de 1400 músicas gravadas por diversos intérpretes e 10 álbuns lançados, além de ser autor de trilhas para cinema, teatro e TV. Publicou os livros de poesia “Canto Brasileiro” (Cia Brasileira de Artes Gráficas), “Viola morena” (Tempo Brasileiro), “Atabaques, violas e bambus” (Record), “Clave de Sal” (Gryphus) e “Sonetos sentimentais para violão e orquestra” (7 Letras) e os romances “Pontal do Pilar” e “Matinta, o bruxo”, além do livro de contos “Histórias das minhas canções” (todos estes três pela Leya). É autor das peças “Besouro Cordão de Ouro” (vencedor do Prêmio Shell de Teatro 2006) e “Galanga Chico Rei”. Foi premiado com o Grammy em 2002 e recebeu o Prêmio Shell pelo conjunto da obra em 2003. Em 2016, gravou seu depoimento para a posteridade no Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, e o segundo para a Casa do Choro, em 2017.

 

Lançamento

Local/endereço: Livraria Blooks – Praia de Botafogo 316, Botafogo

Data: 06/11, terça-feira

Horário: a partir das 19h

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.