O terceiro clássico entre Flamengo e Vasco nesta temporada acontece neste domingo (20) às 16h (Brasília), no Maracanã, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca e que terá a transmissão da Rádio Eu, Rio! A vitória do Flamengo no último duelo por 1 a 0 dificultou a vida do Vasco, que precisa, agora, de uma vitória expressiva, de pelo menos dois gols de vantagem, para conseguir se classificar. A vaga da final, pelo senso comum, está nas mãos do Flamengo, mas o futebol é uma caixa de surpresas.
Bruno Henrique, que está com problemas no ombro, é o principal desfalque. O zagueiro recém-chegado, Pablo, está lesionado e não conseguirá fazer sua estreia no clássico de hoje. Dessa maneira, é possível que Paulo Sousa monte mais uma equipe diferente das outras, ou seja, a 11a escalação diferente em 12 partidas. Apesar da vantagem, a casa vai estar cheia e o Flamengo não deve se fechar. Muito pelo contrário. Deve manter seu estilo de jogo ofensivo.
Enquanto o Vasco não tem muito o que pensar. Apenas a vitória interessa, por isso, não deve manter a postura como a do primeiro tempo do jogo passado, mas sim, a da segunda etapa, na qual jogou de igual para igual, conseguindo diversas chances para empatar a partida. Sendo assim, Zé Ricardo deve montar uma escalação parecida com a do segundo tempo do clássico passado, com três atacantes e Figueiredo na ponta esquerda como titular.
Não tem nada definido até o apito final. O Vasco pode conquistar a vaga e conseguir a primeira vitória em clássicos nesta temporada, surpreendendo até os próprios vascaínos. Assim como o Flamengo pode aproveitar a fragilidade do time do Vasco e vencer mais uma vez decretando sua passagem para a final com Fluminense ou Botafogo.
O clássico deste domingo será o de número 340. Dentre eles, ocorreram 132 vitórias Rubro-Negras e 104 Alvinegras, com 103 empates. Ao todo, aconteceram 844 bolas nas redes. Esse é o tamanho do Clássico dos Milhões: muita história envolvida e muitos jogos históricos.
O Flamengo já soma duas vitórias consecutivas desde que o Vasco tinha quebrado o jejum de cinco anos sem vencer o Rubro-Negro.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X VASCO
Local: Maracanã, RJ
Horário: 16h (Brasília)
Árbitro: Rafael Martins de Sá
Assistente 1: Daniel do Espírito Santo Parro
Assistente 2: Carlos Henrique Alves de Lima Filho
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
FLAMENGO: Hugo Souza; Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís; Rodinei (Matheuzinho), Willian Arão, João Gomes (Andreas) e Lázaro; Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol. Técnico: Paulo Sousa.
VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Anderson Conceição, Quintero e Edimar; Yuri Lara (Zé Gabriel), Juninho, Nenê; Figueiredo (Bruno Nazário), Gabriel Pec e Raniel. Técnico: Zé Ricardo.