O Governo do Estado do Rio iniciou na última sexta-feira (18), as obras de reforma do Teleférico do Alemão, na Zona Norte da capital. A revitalização prevê a recuperação das estações do sistema, incluindo instalações hidráulicas e sanitárias, sistema de ar-condicionado e revestimentos. Com recursos da concessão dos serviços de saneamento, essa fase das intervenções está orçada em R$ 16,9 milhões. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro.
– Para os moradores do Complexo do Alemão, o teleférico, que estava parado desde 2016, significa dignidade, respeito ao cidadão. Vamos devolver tudo isso à população. No futuro, vamos implantar serviços nas estações como o Detran, ações de meio ambiente e esportivas – disse o governador Cláudio Castro.
Em novembro do ano passado, durante missão governamental na França, Cláudio Castro fechou um acordo com a empresa Poma para a reativação do teleférico. Representantes da multinacional, que detém a exclusividade do sistema eletromecânico do equipamento, vistoriaram o teleférico em setembro de 2021 e elaboraram um relatório técnico de danos.
Com percurso total de 3,5 quilômetros e 152 gôndolas, o teleférico beneficia 10 mil moradores das comunidades de Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras. As seis estações receberão melhorias como a recuperação das instalações hidráulicas e sanitárias; sistemas elétricos, de iluminação e controle; instalações mecânicas, ar-condicionado, coberturas, esquadrias e ferragens, revestimentos e acabamentos.
– Será uma obra importante para a comunidade, devolvendo um sistema de transporte que possibilitou a ligação entre a primeira e a última estação em apenas 15 minutos, quando antes levava mais de uma hora. E não é apenas a questão do transporte, mas do retorno dos serviços que estavam instalados nas estações e no entorno – explicou o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos.
Próximas fases
Na próxima fase, serão investidos R$ 150 milhões, com a recuperação e atualização dos equipamentos. O sistema mudou, para garantir mais segurança aos usuários. Após essas etapas, será lançada, pela Secretaria de Transportes, a licitação para operar o Teleférico do Alemão.